Mudança: processo de adaptação, sentimento de conquista

Momentos bons e ruins da mudança

Desde de fevereiro quando me escrevi no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC), já sabia que teria que me mudar para outro estado caso fosse aprovada, ficar longe da minha família principalmente do meu pai e da minha vò.

No começo de maio quando li o e-mail que eu fui aprovada na segunda chamada para cursar jornalismo na UFSC foi uma felicidade que não cabia dentro do peito, cursar o curso que eu desejava numa Federal era uma oportunidade única, minha família quando contei todos ficaram felizes por mim, mas também tristes pela a distância que eu ia está deles.

No dia da minha mudança 14 de junho foi muito triste me despedir da minha vó e do meu pai chorei muito, apesar que ia visita-los em breve, o primeiro mês foi o mais difícil pois eu sentia muita falta do deles, me pegava sempre chorando.

Minha mãe mora comigo ela me ajudou muito , me apoiou desde do início quando tivemos que nos mudar e principalmente me fez entender que tenho que viver a saudade junto com a felicidade de estar realizando o meu sonho

Quando começou o primeiro semestre dia 31 de julho, eu estava numa felicidade e com um sentimento de gratidão, que tudo o que eu fiz valeu a pena, chegou o dia de começar o meu sonho cursar jornalismo, me senti muito acolhida não só pela Cidade Florianópolis, pela a universidade e principalmente pelos colegas que me incluíram desde do primeiro dia.

A mudança não só me fez aprender lidar com a saudade dos meus familiares, eu cresci, me permiti, me libertei dos meus medos de sair de casa sozinha, e principalmente eu me aceitei do jeito que sou sem vergonha de sair em lugares públicos de muletas, agora vou e volto da faculdade de ônibus sozinha com as minhas muletas cor de rosa, saudades eu tenho sempre mas aprendi a conviver é a consequência de realizar o meu sonho.

Uma dos motivos que escolhi o curso de jornalismo e por quê gosto de viajar, conhecer lugares novos e pessoas, quero conhecer muitos países, por isso desde da graduação tenho que aprender conviver com a distância, a emoção de estar vivendo mais essa etapa da minha vida não é apenas minha mas também dos meus familiares.

Fonte: Foto: Leila Fachinetto

Recomendados para você

Nunca desista de seus sonhos

Nunca desista de seus sonhos

Desde do ensino fundamental sempre tive mais interesse na escrita, nunca fui boa em me...

Ser independente é mágico

Ser independente é mágico

Eu sempre sonhei em poder andar sozinha pelas ruas, andar de ônibus, andar de bicicleta. Básico para quase todos, menos para quem tem deficiência física. Mas nada é impossível!

Caroline Amarante Caroline Amarante

Olá, meu nome é Caroline Amarante. Tenho 19 anos, sou de Canoas (RS) e estou cursando Jornalismo na UFSC (Florianópolis). Escrevo por amor e desejo mostrar a todos que ser diferente não é ser incapaz. É ser único!