Desembargadora que determinou operação em Criciúma cita Clésio Salvaro e diz que grupo criminoso opera na cidade

Sete mandados de prisão foram cumpridos nesta segunda-feira em decorrência das investigações.

Por Tcharlles Fernandes

Em decisão que serviu para deflagração da Operação Caronte, realizada nesta segunda-feira (05) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo Grupo Especial Anticorrupção (Geac), a desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, cita o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD).

Em 28 de novembro de 2023 foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Das provas coletadas, aponta o caderno investigativo, conversas interceptadas corroboraram a existência de práticas criminosas entre agentes públicos e privados para fraudar licitações e alterar a forma de execução do serviço para favorecer as empresas concessionárias. Aliás, relatórios elaborados pelo GAECO apresentaram provas preliminares contra o atual prefeito de Criciúma, senhor Clésio Salvaro, levando a remessa do caso a este Tribunal de Justiça de Santa Catarina, decorrente do foro por prerrogativa de função.

Nesse cenário, e com a autorização para incluir o prefeito na investigação, contam, novas medidas foram consideradas necessárias, incluindo prisão preventiva, afastamento de funções públicas, buscas e apreensões e outras diligências, oportunamente requeridas nesse particular, pontua a desembargadora.

Em outro trecho da decisão, que o Portal Melhores Publicações teve acesso com exclusividade, Cinthia aponta que de acordo com os elementos de prova apresentados nas investigações, há um complexo e permanente esquema de supostos crimes contra a administração pública e consumidores em Criciúma, sobretudo no controle do serviço funerário.

Desembargadora relata que grupo criminoso manipulava licitações em Criciúma.

Ainda conforme a desembargadora, no mês de abril de 2021, foram identificadas conversas que discutiam sobre a publicação do Decreto SG/n. 656/21, que regulamentava a Lei Complementar n° 159, de 10 de junho de 2015, estabelecendo normas para o serviço funerário em Criciúma, incluindo a tabela de Rodízio e o tabelamento de preços. Essas conversas teriam ocorridas no aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, entre Bruno Ferreira, ex-secretário de Assistência Social de Criciúma e Vagner Espíndola (PSD), atual pré-candidato a prefeito e ex-secretário da Fazenda de Criciúma.





A consulta ao site da Prefeitura Municipal de Criciúma, conforme a desembargadora, confirmou que o Decreto SG/n° 656/21 foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) em 9 de abril de 2021, um dia após a conversa, sendo de extrema relevância para a regulamentação da Lei Complementar n° 159, que definiu normas para o serviço funerário no município.

Não há informações se Vagner figura como investigado. As investigações continuam e novos trechos serão divulgados pelo portal.

Recomendados para você

Indivíduo envolvido com o tráfico de drogas é alvejado em Criciúma

Indivíduo envolvido com o tráfico de drogas é alvejado em Criciúma

Um criminoso foi alvejado ao tentar surpreender os policiais.

Homem é morto a facadas no bairro Quarta Linha em Criciúma

Homem é morto a facadas no bairro Quarta Linha em Criciúma

O homem, identificado como Claudemir Vicente, de 55 anos de idade, possuía passagens pela polícia.

Bope recolhe explosivos em Nova Veneza

Bope recolhe explosivos em Nova Veneza

Os explosivos estavam próximo de uma empresa.