O 5G e suas promissoras contribuições

No Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia firmou um acordo para participar das tomadas de decisão sobre o funcionamento do 5G no mundo.

Enquanto aqui no Brasil ainda não se concluiu toda a instalação da quarta geração de telefonia móvel (4G), a quinta geração (5G) em banda larga sem fio está chegando com tudo em países desenvolvidos. Essa ferramenta é fundamental para outras tecnologias inovadoras.

Nos carros autonômos, é de importância fundamental no que tange o quesito segurança e velocidade de respostas. Vários sensores operando em tempo real são ''bombardeados'' de informações do meio externo para a máquina. Para responder de maneira eficiênte, cada fração de segundo interessa. Principalmente quando se refere a tomada de decisões, seja elas uma manobra arrisaca ou até mesmo parar em uma faixa de pedestres, pois envolve diretamente a integridade humana.

Exemplo disso é tecnologia chamada C-V2X, que tem como objetivo informar sobre possíveis empecilhos prejudicias no caminho. Uma demonstração mais recente dessa tecnologia foi no estado norte-americano de Colorado, em 14 de agosto, onde o carro ''se comunicava'' com os semáforos e recebia informações das condições de via, como pontes e pedágio por exemplo.

Empresas que apoiam esse projeto são a Audi, BMW, Honda, Hyundai, Nissam e Volvo. Outra tecnologia concorrente a essa é a DSRC(Wi-fi), com comunicação wireless dedicadas em curtas distâncias oriundas da toyota e GM, cujo, já oferecem em alguns carros, porém lançarão com mais eficiência nos próximos anos.

Os países com melhor avanço no 5G são os Asiáticos, juntamente com o Estados Unidos. No Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia firmou um acordo para participar das tomadas de decisão sobre o funcionamento do 5G no mundo. De acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, os leilões de licitação tem previsão após 2020.

Recomendados para você

Case de empresa Júnior do IFSC será apresentado em Curitiba

Case de empresa Júnior do IFSC será apresentado em Curitiba

Fundada em novembro de 2018 pelos estudantes de Engenharia do Câmpus, a MAJ já possui no currículo o prêmio EJ Decola.

YouTube fica fora do ar em todo o mundo na noite desta terça

YouTube fica fora do ar em todo o mundo na noite desta terça

Site de vídeos apresentou erros, assim como os aplicativos para smart TVs e smartphones.

Uber anuncia app Lite e pagamento pré-pago no Brasil

Uber anuncia app Lite e pagamento pré-pago no Brasil

UberPOOL, modalidade de corridas compartilhadas, também foi totalmente reformulado.

Matuzalem Raupp Matuzalem Raupp

Olá, me chamo Matuzalem Raupp. Tenho 22 anos e curso Engenharia Mecatrônica no IFSC (Criciúma). Escrevo sobre Tecnologia e desenvolvimento regional/social por acreditar ser uma linguagem para todos.