Uber anuncia app Lite e pagamento pré-pago no Brasil

UberPOOL, modalidade de corridas compartilhadas, também foi totalmente reformulado.

Por Tcharlles Fernandes

A Uber revelou, nesta terça-feira (25), três novidades para o aplicativo de transporte no Brasil. A primeira delas é o lançamento do Uber Lite, um app mais leve, que ocupa menos memória no celular e consome menos Internet. A empresa pretende oferecer a mesma experiência do aplicativo tradicional para usuários com celulares mais antigos ou franquias de dados limitadas.

Além disso, a Uber anunciou a chegada de um novo método de pagamento, o Uber Cash, em que o usuário faz uma recarga com créditos para seu aplicativo, de forma semelhante a um celular pré-pago. A companhia também reformulou totalmente a modalidade UberPOOL para oferecer corridas mais econômicas. 

Uber Lite

O novo aplicativo mais leve foi pensado para smartphones com pouca memória ou planos com menor franquia de dados. Por isso, o Uber Lite ocupa apenas 5 MB no celular, o equivalente a três selfies, de acordo com o vice-presidente da Uber, Manik Gupta, e funciona bem em condições ruins de Internet.

Para oferecer uma melhor experiência, o programa traz visual e funções diferentes do app tradicional. A ideia é que o usuário não precise fazer muitas escolhas na hora de pedir a corrida. Apesar disso, a Uber optou por não tirar recursos do aplicativo, o que significa que todas as funções de segurança, anunciadas recentemente, estão presentes na versão mais leve. 


Sua interface prioriza o toque no lugar da digitação, o que é útil para celulares com tela menor ou mais lentos para responder. Além disso, o app reconhece a localização para mostrar pontos de referências e pode aprender os destinos principais do usuário. Outra novidade são os mapas sob demanda, que só aparecem na tela se forem muito necessários. Assim, é possível economizar a franquia de Internet.

O Uber Lite, que estava em testes na Índia, já está disponível para download em celulares Android no Brasil.

Uber Cash

O Uber Cash é a nova modalidade de pagamentos do aplicativo de transporte, pensada para quem não possui cartões de crédito ou débito, cerca de 33% da população, de acordo com o Banco Nacional. A ferramenta estará disponível a partir do dia 1° de outubro em todo o país e funciona de forma semelhante à recarga de créditos de um celular pré-pago: o usuário deve ir em um dos pontos de venda e efetuar uma recarga em sua conta. A proposta da empresa é oferecer a mesma praticidade do pagamento em cartão para quem não possui um, evitando os problemas com troco.

Os créditos não têm data de expiração e também podem ser utilizados para pedidos de comida pelo UberEATS. Há ainda a opção de resgatar pontos dos programas de fidelidade Smiles ou Nubank e transformar em créditos no app. Outra possibilidade é programar recargas com certa frequência por meio do cartão de crédito, com a vantagem de ganhar 5% de desconto nas corridas.

Novo UberPOOL

O UberPOOL, modalidade de corridas compartilhadas, foi totalmente reformulado para oferecer viagens em grupo mais baratas. De acordo com o Diretor de Produtos de Compartilhamento, Ethan Stock, o principal problema dessa categoria são as rotas mais longas, que fazem o usuário demorar mais para chegar ao seu destino.

Por conta disso, a nova tecnologia do Pool oferece rotas mais eficientes e retas. Assim, o usuário consegue ter maior certeza de seu horário de chegada, além de ter uma economia de até 35%, em relação ao UberX.

Por outro lado, isso implica em pequenas caminhadas para chegar ao melhor ponto de encontro e em uma espera de até cinco minutos para que o app encontre o grupo que vai embarcar na mesma viagem. O novo UberPOOL chega em outubro para a cidade de São Paulo e será disponibilizado, em breve, para outras regiões do país.

Novidades para motoristas

A Uber também anunciou parcerias com outras empresas para oferecer mais vantagens aos motoristas. Juntamente com a Ipiranga, a companhia vai dar descontos de até 5% na compra de qualquer combustível. Além disso, em parceria com a Zenfinance, a Uber vai permitir que motoristas façam um financiamento de crédito para a instalação do kit de GNV em seus carros. Essa ação tem início na região Sul do país.

Recomendados para você

Case de empresa Júnior do IFSC será apresentado em Curitiba

Case de empresa Júnior do IFSC será apresentado em Curitiba

Fundada em novembro de 2018 pelos estudantes de Engenharia do Câmpus, a MAJ já possui no currículo o prêmio EJ Decola.

Novidades em tecnologia vão marcar o 2º Criciúma DEV Conference

Novidades em tecnologia vão marcar o 2º Criciúma DEV Conference

Evento, que terá uma série de palestras e atividades, acontece na Acic, no mês de maio.

YouTube fica fora do ar em todo o mundo na noite desta terça

YouTube fica fora do ar em todo o mundo na noite desta terça

Site de vídeos apresentou erros, assim como os aplicativos para smart TVs e smartphones.