Canil de Criciúma alcança números impressionantes e é destaque no estado

O Canil (K9) de Criciúma já auxiliou na apreensão de mais de 15 quilos de drogas e 12 armas de fogos somente no ano de 2019.

Por Tcharlles Fernandes

Com uma atuação muito forte em toda a região, o Pelotão de Patrulhamento com Cães, subordinado ao 9° Batalhão de Polícia Militar de Criciúma (9°BPM), vem desempenhando um trabalho exemplar e alcançando impressionantes números de apreensões em toda a região.

Contando com uma equipe de oito Policiais Militares (um no administrativo e sete no operacional) e um total de 13 cães (três filhotes que estão sendo treinados), o Canil (K9) de Criciúma já auxiliou na apreensão de mais de 15 quilos de drogas e 12 armas de fogos somente no ano de 2019.

“114 pessoas foram presas e 37 kg de drogas foi retiradas das ruas em 2018. Este ano não está sendo diferente. Com o aprimoramento constante e a interação entre o cão e o Policial Militar, faz com que o sucesso nas operações seja ainda maior”, destacou o comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto.

O 9° BPM de Criciúma passou a contar desde maio com o Argos, um cão especializado em faro de explosivos, onde somente dois cães no Estado têm esse treinamento. Para utilização desses cães é necessário que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) solicite o empenho do cão na ocorrência.

Conforme o comandante da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) do 9º BPM de Criciúma, tenente Giovanni Fagundes dos Santos, “Os cães são treinados em média duas horas por dia. Os trabalhos realizados com eles nesse período são aperfeiçoamento de técnicas, físico e também prática”, declara.

No ano de 2018 foram apreendidas duas armas de fogo, 44 munições, 20.523 quilos maconha, 15.894 quilos de cocaína, 1.292 quilos de crack e 114 prisões que após o faro do cão lograram êxito.

Recomendados para você

Motocicleta é tomada de assalto em Criciúma

Motocicleta é tomada de assalto em Criciúma

Por volta das 12h:10min da tarde desta terçaa-feira, dia 13, uma motocicleta foi tomada de...

Bandidos assaltam farmácia em Criciúma

Bandidos assaltam farmácia em Criciúma

Por volta das 16h40min da tarde desta terça-feira, dia 27, dois assaltantes armados roubaram...

Carro pega fogo em Criciúma

Carro pega fogo em Criciúma

Um Ford Focus, com placas de Nova Veneza, pegou fogo por volta das 20 horas da noite deste...