Oktoberfest deve receber cerca de 600 mil visitantes a partir desta quarta-feira

Na véspera do início, trabalhadores correm para deixar tudo pronto no Parque Vila Germânica, palco da 35ª edição da festa, que segue até o dia 21 em Blumenau.

Por Redação

Caminhões enchendo os estoques de chope nos pontos de venda das cervejarias, trabalhadores medindo milimetricamente o espaço entre as mesas para deixar tudo organizado, técnicos testando o som dos palcos e equipes de limpeza dando os retoques finais nos pavilhões. A casa da Oktoberfest está pronta para a maior festa alemã das Américas, que começa nesta quarta-feira em Blumenau com expectativa de receber quase 600 mil visitantes até o dia 21 de outubro.

No Eisenbahn Biergarten, que na noite desta quarta-feira receberá o banho de chope inaugural da festa, na cerimônia de sangria do primeiro barril, o trabalho é para deixar o piso brilhando – mesmo que não seja por muito tempo. Operando uma máquina que lava, limpa e seca, Marcos Aurélio caprichava na limpeza da festa em que trabalha desde o ano passado. Morador da Velha Grande, conta sorrindo que se sente honrado em trabalhar na Oktoberfest:

– Sempre gostei e fico honrado em trabalhar aqui. Gosto muito de ir nos desfiles também quando dá tempo. A festa é muito bonita – conta o trabalhador de 42 anos que fez aniversário na terça-feira, na véspera da festa que este ano comemora a 35ª edição.

Assim como Marcos, outros tantos trabalhadores preparam a Vila Germânica para receber o público a partir de hoje. Visitantes que vão encontrar uma Oktober de decoração renovada, novidades entre as cervejarias e um toque de modernidade no uso pela primeira vez de um cartão magnético para pagamento, substituindo os tíquetes de papel. Já estão com a organização da festa cerca de 350 mil cartões prontos para uso, número que já deve ser quase o suficiente para atender a todos que vão entrar no Parque Vila Germânica pelas próximas semanas.

– Nossa expectativa não é de aumento de público, mas sim de manter o número do ano passado (568 mil pessoas), até pelo cenário econômico do país. O cartão é a grande novidade deste ano e a empresa responsável pelo serviço fez todo o trabalho necessário na rede para que nenhum problema ocorra – avalia o presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo, Ricardo Stodieck.

A festa começa oficialmente hoje à noite com o desfile na Rua XV de Novembro às 19h30min e com os pavilhões da Vila Germânica abertos a partir das 18h, com entrada gratuita.

Mudanças no trânsito já estão prontas

Outra questão importante especialmente para os moradores de Blumenau é a do trânsito nos arredores da Vila Germânica, que passou por várias mudanças nos últimos meses por conta das obras na Rua Humberto de Campos. Os últimos detalhes para que o tráfego funcione foram ajustados nesta terça-feira, segundo Stodieck.

Os semáforos instalados onde antigamente havia uma rótula da Rua Humberto de Campos com a Rua Alberto Stein já foram sincronizados e as faixas da Rua João Pessoa já foram ampliadas e voltaram ao sentido único em direção ao Centro, enquanto nos arredores do Terminal da Proeb a Rua Clara Mantau também já foi liberada.

Recomendados para você

Descaso com a saúde pública e com os trabalhadores

Descaso com a saúde pública e com os trabalhadores

Mesmo após o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) anunciar a confirmação do primeiro caso de...

MPF pede arquivamento de processos contra associações de proteção veicular em SC

MPF pede arquivamento de processos contra associações de proteção veicular em SC

Em parecer, procurador da República afirmou que não se pode aceitar a existência do monopólio das seguradoras.

Última audiência sobre futuro pedágio na BR-101 ocorre hoje em Brasília

Última audiência sobre futuro pedágio na BR-101 ocorre hoje em Brasília

O trecho que deve ser entregue à iniciativa privada terá 220,4 quilômetros de extensão.