Delegado Márcio Neves pode ser o único candidato da segurança pública nas eleições em Criciúma

Sendo eleito, o delegado não deixará a polícia.

Por Tcharlles Fernandes

Com bastante experiência na segurança pública, inclusive por ter sido Agente de Execução Penal da atual Polícia Penal Federal (Depen) no Presídio Federal de Catanduvas/PR cuidando dos maiores criminosos do país, por atuar no campo teórico lecionando as disciplinas Direito Penal, Processo Penal e Legislação Penal Especial na Universidade do Sul Catarinense (Unisul), na Academia de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, e Ética Profissional na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), o Delegado de Polícia Civil Márcio Neves lançou no mês de maio sua pré-candidatura ao cargo de Vereador no Município de Criciúma, onde mora desde o ano de 2008.

Com a prorrogação da data das eleições para o dia 15 de novembro, os trabalhos se intensificaram para confirmar a candidatura e ele poderá ser o único vinculado à segurança pública e o mais conhecido bolsonarista deles. “Sou conservador, armamentista, antipetista e leitor de Roger Scruton”, afirma.

Segundo o delegado, se confirmada a candidatura pelo Partido Liberal (PL) após as convenções e sendo eleito, não deixará de lado a atividade policial, pois o cargo de Vereador é o único que pode ser cumulado havendo compatibilidade de horários. A intenção, conforme suas palavras é contribuir ainda mais com a cidade e com os criciumenses, pois desde quando chegou na cidade foi praticamente carregado no colo. 

Márcio Neves é natural de Brasília/DF, tem 41 anos de idade, é casado com uma criciumense, bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e pós-graduado em Direito Penal (latu sensu) pelo Instituto Processus de Cultura e Atualização Jurídica, ambos de Brasília.

Desde que entrou na Polícia Civil de Santa Catarina, Márcio Neves atua na cidade de Criciúma e na região sul. O Delegado ficou conhecido por ter atuado de forma bastante intensa na Delegacia da Mulher de Criciúma, onde permaneceu por quase cinco anos, e além da questão criminal da violência contra mulher atuou incisivamente na área social em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) pois, segundo ele, muitas vezes é a parte mais importante para a vítima e seus filhos. 

O Delegado também atua de forma firme junto às escolas da região, pois acredita que depois do aconchego do lar e da igreja (pra quem tem fé), a escola é o local mais importante para a vida em sociedade. “O meu recado ali é mais direcionado aos pais e aos professores e a escola primária é a minha menina dos olhos”, pontua.

Durante dois anos o delegado foi titular da Divisão de Furtos de Roubos da Divisão de Investigação Criminal (DIC), onde teve atuação importante em grandes investigações de roubos em residências em Criciúma, um caso em especial de extorsão mediante sequestro de um tesoureiro de banco (que rendeu a um dos maiores criminosos gaúchos 21 anos de cadeia) e de uma quadrilha em especial que foi responsável pela explosão de vários caixas eletrônicos no sul do estado e acabou sendo presa na Cidade de Ermo, em maio de 2015.

- “Bandido não é e nunca foi vítima da sociedade. Onde eu estiver e ocupando qual cargo for, serei a voz dos policiais e das pessoas de bem”, ressalta o delegado. 
Ciente que a atuação legislativa do município é muito restrita e que as principais matérias são de origem (inciativa exclusiva) do Poder Executivo, o delegado afirma que, se eleito, atuará principalmente para evitar a aprovação de projetos ridículos que não mudam a realidade das pessoas.

Como bandeira principal fora da área de segurança e da educação de base, defende um estado menor e pretende ser o defensor dos empreendedores, ou seja, de quem produz riqueza, contra as garras do poder público controlador e burocrático. Além disso, pretende ser um atuante fiscalizador das contas públicas. "Na mangueira do poder público municipal tem muitos furos e isso impede que a água chegue na ponta como deveria”, finaliza. 

Recomendados para você

5 Motivos para você investir na Cidade Universitária em Araranguá

5 Motivos para você investir na Cidade Universitária em Araranguá

Com investimento inicial de mais de R$60 milhões, Araranguá se prepara para receber a Cidade...

Semana inicia com temperatura alta e chance de temporais em SC

Semana inicia com temperatura alta e chance de temporais em SC

Previsão é para chuva, forte, granizo e ventania com algum transtorno, principalmente no Oeste.

Um dia de verão nesta terça-feira

Um dia de verão nesta terça-feira

Em áreas mais quentes do Sul e do Oeste a previsão indica picos de 35 a 37ºC.