Centro de Vigilância em Saúde é inaugurado em Criciúma

A inauguração aconteceu na noite de ontem.

Por Tcharlles Fernandes

Criciúma conta com mais um local voltado para a saúde do cidadão. Inaugurado na noite desta quinta-feira (18), o Centro de Vigilância em Saúde (CVS) abriga os serviços de atenção especializada do município. Localizado na rua Rio dos Cedros, no bairro Santa Augusta, a estrutura tem aproximadamente 700 m².

“Este espaço foi pensado para integrar diferentes, porém, complementares serviços de saúde do município. Com um local próprio, estrutura, materiais e equipamentos adequados, os profissionais trabalham mais motivados e atendem melhor o criciumense”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

No CVS, já estão em funcionamento os serviços vinculados a Vigilância Epidemiológica, como os Programas Municipais de Atenção às Hepatites Virais, à Tuberculose e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Hanseníase e Aids - Pamdha -,o Setor de Imunização e o Setor de Investigação, Análise e Informação Epidemiológica, além da Farmácia Estratégica, que dispensa medicações para os pacientes dos programas citados.

“O Centro de Vigilância em Saúde além de oferecer mais comodidade e qualidade no atendimento, também otimiza a logística da secretaria, concentrando serviços num só local”, explicou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

“É por meio das Unidades Básicas de Saúde que esses agravos no município são identificados e os pacientes são encaminhados para o Centro de Vigilância, portanto trata-se de um serviço referenciado”, ressalta o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.

Infraestrutura do CVS de Criciúma

O local tem 26 salas técnicas, incluindo cinco consultórios médicos, salas de coleta, Centro de Testagem e Aconselhamento e central da Rede de Frio municipal, que armazena e destina vacinas e demais imunobiológicos para as UBSs. São cinco câmaras frias de alta capacidade, incluindo um ultrafreezer para armazenamento de vacinas à temperatura de -80 ºC. Atualmente, cerca de 60 profissionais atuam no prédio, que possui ainda estacionamento próprio.

Estima-se, conforme informações da secretaria, que a transferência destes serviços para o imóvel representará uma economia anual ao erário de aproximadamente R$ 600 mil, uma vez que eles funcionavam anteriormente em diferentes espaços alugados.

Para abrigar a Vigilância Sanitária e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o prédio já tem um projeto de ampliação. O futuro bloco terá uma área de 591,36 m², totalizando no futuro uma área total de 1.358,06 m² no Centro de Vigilância em Saúde.

A solenidade de entrega do CVS de Criciúma contou com a participação do vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, do secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Arleu da Silveira, da gerente regional de Saúde de Criciúma, Moyra Lopes, e da reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta.

Recomendados para você

Aquaplanagem provoca acidente na descida do Morro da Bananeira

Aquaplanagem provoca acidente na descida do Morro da Bananeira

A vítima passa bem.

Bombeiros e policiais evitam suicídio em Criciúma

Bombeiros e policiais evitam suicídio em Criciúma

O homem passa bem e não corre mais risco de vida.

Filha esfaqueia mãe em Criciúma; vítima teve hemorragia

Filha esfaqueia mãe em Criciúma; vítima teve hemorragia

A ocorrência está em andamento.