É Falso que a deputada Julia Zanatta tenha deixado de trabalhar 292 dias em 2025

De 121 sessões de votação do plenário realizadas no ano, a deputada não esteve presente em 46 por estar de licença-maternidade.

Por Redação


É falsa a notícia divulgada em alguns veículos de comunicação que afirmam que a deputada federal Júlia Zanatta (PL) folgou 292 dias em 2025 das atividades legislativas na Câmara dos Deputados. Além do cálculo equivocado em relação à presença da deputada na Casa, não foi considerada a licença-maternidade da parlamentar.

De acordo com dados disponíveis no portal da Câmara, Zanatta participou de 73 sessões de votação do plenário das 121 sessões realizadas em 2025, o que corresponde a 60,33% do total. Nas demais sessões do ano, a deputada não compareceu a 46 delas por estar em licença-maternidade, prevista em norma, e não justificou duas faltas, correspondentes a 1,65% das sessões realizadas.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, a contagem da presença parlamentar acontece somente nas sessões do plenário em que há votação de propostas e não diariamente (Ato da Mesa 191/2017). Nas sessões de debates e solenes, que são realizadas normalmente nas segundas, quintas e sextas, não há votação de proposições e, portanto, não há registro de presença. Importante destacar que o trabalho parlamentar não se resume só ao plenário.
O mandato também inclui a participação em reuniões das comissões, onde a maioria das propostas são votadas sem precisarem ir ao plenário, e atividades nos estados, com lideranças da sociedade e deputados locais, para ouvir demandas de propostas legislativas.

Recomendados para você

Morre no hospital motorista que ficou preso às ferragens após grave colisão frontal em Criciúma; vítima é identificada

Morre no hospital motorista que ficou preso às ferragens após grave colisão frontal em Criciúma; vítima é identificada

Internado desde a última terça-feira (21), o jovem não resistiu aos ferimentos provocados pelo grave acidente.

Colisão frontal entre veículos mata motorista e deixa passageira ferida em Cocal do Sul

Colisão frontal entre veículos mata motorista e deixa passageira ferida em Cocal do Sul

O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 13.

Reviravolta: após análise preliminar de laudos, namorado de jovem encontrada morta é preso por feminicídio

Reviravolta: após análise preliminar de laudos, namorado de jovem encontrada morta é preso por feminicídio

Prisão em flagrante foi decretada após a análise inicial dos elementos colhidos pela perícia; audiência de custódia ocorre neste sábado.