Caso que repercutiu nacionalmente: trabalhador constrangido no Fort do Pinheirinho receberá R$ 10 mil de indenização

Abordado e submetido à revista de sua mochila, trabalhador buscou reparação após ser acusado injustamente de furto dentro do estabelecimento.

Por Redação

O Fort Atacadista reconheceu que um trabalhador foi indevidamente acusado de furtar um ovo de Páscoa durante uma abordagem ocorrida em abril de 2025, em uma unidade da rede, no bairro Pinheirinho, em Criciúma. A título de indenização por danos morais, a empresa terá que pagar R$ 10 mil ao trabalhador.

O caso envolve Jonatas Santos Pereira, que foi abordado por funcionários do estabelecimento e teve a mochila revistada sob a suspeita de ter furtado um ovo de Páscoa. Após a verificação, nada foi encontrado e a acusação não se confirmou.

O trabalhador relatou ter sido constrangido e humilhado durante a abordagem. A defesa de Jonatas foi realizada pelos advogados Jefferson Monteiro e Mariana Corrêa Ronsani, que buscaram a reparação pelos danos causados pelo episódio.

Em nota de desagravo, a SDB Comércio de Alimentos Ltda., responsável pelo Fort Atacadista, reconheceu formalmente que a acusação não tinha fundamento.

Segundo a empresa, a abordagem ocorreu em razão de uma falha no procedimento adotado. O supermercado também afirmou que mantém uma política de respeito, urbanidade, dignidade e consideração aos clientes e que não compactua com abordagens inadequadas ou constrangedoras.

A empresa reconheceu ainda que o episódio não corresponde aos seus valores e padrões de atendimento e classificou o ocorrido como uma falha humana pontual, informando que foram adotadas providências internas para evitar situações semelhantes.

O caso ganhou repercussão nacional, atingindo milhões de pessoas. 

Recomendados para você

Comando-Geral da PMSC é denunciado por crimes de responsabilidade

Comando-Geral da PMSC é denunciado por crimes de responsabilidade

A denúncia feita pelo Deputado Kennedy Nunes (PSD) acusa o Comandante-Geral, o Subcomandante-Geral e o Chefe do Estado Maior de usar dados falsos em resposta ao pedido de informações legislativo

Tempestade em Santa Catarina deixa mortos e feridos

Tempestade em Santa Catarina deixa mortos e feridos

As vítimas são de Presidente Getúlio.

Policiais comunitários apreendem droga e prendem traficantes no bairro Progresso

Policiais comunitários apreendem droga e prendem traficantes no bairro Progresso

Nos últimos dias, a guarnição comunitária vem fazendo diversas prisões semelhantes na região da Santa Luzia.