Cidade Universitária muda eixo do crescimento de Araranguá

O novo bairro de Araranguá possibilita a integração das empresas com os estudantes universitários.

Por Amábile Corrêa

O investimento da Weber Cidades Inteligentes já ultrapassa os R$ 100 milhões no bairro planejado Cidade Universitária Araranguá, mas mais do que isto, está transformando a Cidade das Avenidas e os vetores do crescimento regional. O bairro já foi entregue aos investidores, mas a Weber mantém uma boa fatia do empreendimento. Esta porção vai dar segmento aos projetos iniciais. O ambiente tem calçamento, iluminação pública, coleta e tratamento de esgotos. Os terrenos estão todos regularizados no Cartório de Registro de Imóveis da Cidade. “Esta segurança ao poupador ou ao investidor é a nossa principal preocupação”, assegura Fernando Weber, CEO da empresa com sede em Braço do Norte.

Com o nome do empreendimento anunciando um ambiente escolar, a Weber esteve inquieta e não descansou enquanto não instalou uma grande universidade no local. “Fizemos algumas tentativas, projetos, negociações. Mas deu certo mesmo com quem pensa grande como a gente. Daí a inauguração, neste começo de semestre da Unisul, da Ânima Educação”, lembra Weber.

Então, em pouco tempo, o bairro está pronto, já tem três casas, tem uma universidade de peso regional e também uma das pérolas do ambiente urbano: um polo de inovação e tecnologia. “Este é o primeiro polo de inovação, construído para este fim, entre Florianópolis e Porto alegre”, comemora Fernando Weber. O empresário informa que a capacidade do polo de inovação está esgotada e um projeto de ampliação e expansão está em andamento. “Hoje a empresa Oi Menu, está instalada no Polo e em torno de 40 colaboradores da organização convivem harmoniosamente no ambiente preparado para ser diferencial”, completa.

O novo bairro de Araranguá possibilita a integração das empresas com os estudantes universitários. São desenvolvidos projetos que buscam soluções para empresas da Serra Catarinense, da região do Extremo Sul, e que podem solucionar questões chave para muitas organizações empresariais e órgãos governamentais do estado e do país. Fernando Weber compara o ambiente implantado no Bairro Santa Catarina como “um ponto de acupuntura. Ele começa a irradiar e destravar o entorno”. Antônio Weber, diretor de Operações da Weber Cidades Inteligentes lembra uma frase do fundador da empresa: “O desenvolvimento segue o caminho da infraestrutura. Construímos um ambiente moderno, sem medir esforços. Agora, tudo está pronto à espera de visionários e empreendedores”.

A Weber já tem projetados cerca de 10 novos empreendimentos apenas para a superquadra da Universidade. São ambientes que vão atrair e fidelizar o público jovem, os profissionais envolvidos no dia a dia da instituição, mas principalmente oferecer ambientes qualificados para a comunidade. Segundo Fernando Weber, esta é a força motriz de uma cidade inteligente. “O conceito de Cidade Inteligente tem a ver com o atendimento de requisitos, inclusive catalogados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os requisitos passam pelo desenvolvimento sustentável, ambiente favorável ao desenvolvimento humano, social e econômico. Aqui as pessoas terão melhores condições de habitar e trabalhar, integrados com espaços de lazer”, ensina Weber.

O ecossistema está relacionado ao Movimento Educação para o Futuro, que tem como meta conectar diferentes segmentos para transformar a realidade. Exemplo disso é a união de empresas, governos, instituições educacionais, startups, ONGs e demais lideranças. São mais de 325 mil m² de espaços que representa mais do que um empreendimento ou uma expansão territorial, mas um marco em desenvolvimento socioeconômico para o município, aliando planejamento, meio ambiente e inovação. A área conta com 631 lotes em 23 ruas, com capacidade para 3 mil imóveis e capacidade para moradia de 15 mil pessoas.

Recomendados para você

Dazaranha fará show gratuito na Unesc

Dazaranha fará show gratuito na Unesc

Banda catarinense apresentará clássicos em Imersão Cultural de Integração no campus da Universidade em alusão à data na próxima quinta-feira.

Unesc inaugura mais um serviço de atendimento à comunidade

Unesc inaugura mais um serviço de atendimento à comunidade

A solenidade que contou com professores, acadêmicos e lideranças locais foi realizada na tarde desta quarta-feira (08/03), na Unesc.

Uniedu: Inscrições para a bolsa de estudos na Unesc iniciam dia 6 de fevereiro

Uniedu: Inscrições para a bolsa de estudos na Unesc iniciam dia 6 de fevereiro

Os acadêmicos dos cursos de graduação podem tirar suas dúvidas e obter mais informações na Centac.