Unesc recebe nota máxima do MEC

Conquista comprova excelência da Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina.

Por Tcharlles Fernandes

A Unesc chegou a mais uma conquista que comprova a excelência da única Universidade Comunitária do Sul Catarinense: a Instituição recebeu conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC). 

Com estrutura moderna, equipe de professores altamente qualificada e ensino comprometido com a excelência, a Universidade encantou os avaliadores externos com seu ambiente acolhedor e recursos de ponta que promovem o desenvolvimento dos estudantes e da região. 

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, a nota 5, atribuída após a rigorosa avaliação, reforça o papel da Unesc como uma Instituição de ensino superior de qualidade dedicada a formar profissionais preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho.

“A nota máxima recebida pelo MEC é o reconhecimento do comprometimento da nossa Universidade com a excelência acadêmica e o desenvolvimento da nossa região. A conquista reflete a dedicação de toda a nossa comunidade acadêmica que compartilha do propósito de formar profissionais éticos e altamente capacitados. Continuaremos avançando para oferecer uma educação transformadora, que não só promove o crescimento individual, mas também contribui para o desenvolvimento social e econômico do Sul de Santa Catarina”, ressalta Luciane.

A reitora também lembra que, ao longo de 56 anos, a Unesc tem se dedicado a construir uma trajetória de excelência, sempre alinhada às necessidades da sociedade. “Cada conquista reforça a importância da Universidade como um pilar de desenvolvimento para a nossa região. Seguimos firmes na missão de preparar os nossos estudantes para serem protagonistas em suas áreas de atuação e agentes de transformação na sociedade”, enfatiza.

Universidade é destaque também no RUF

A Unesc se consolida também como uma das mais relevantes Instituições de Ensino Superior não estatais do estado de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024 e divulgado nesta semana. A Instituição ocupa a segunda posição geral entre as Universidades não estatais do estado, reforçando a excelência em diversas áreas para o ensino superior.

No panorama nacional, a Unesc aparece em uma posição de destaque, sendo a 23ª entre as Universidades não estatais e posicionando-se em 90º lugar no ranking geral, entre todas as universidades avaliadas. Entre os critérios avaliados, os pontos fortes da Universidade incluem o desempenho em Pesquisa, Inovação e Internacionalização, evidenciando o compromisso da Instituição com a produção de conhecimento de qualidade e a inserção no cenário acadêmico global.

Em Pesquisa, a Unesc se destaca ao ocupar a 1ª posição entre as não estatais de Santa Catarina e a 12ª no âmbito nacional que refletem a consistente produção acadêmica. Na Internacionalização, a Universidade também é destaque ao alcançar o 1º lugar no estado e a 14ª colocação entre as Universidades não estatais no Brasil.

O desempenho da Unesc em Inovação também merece destaque, com a 1ª posição em Santa Catarina entre as não estatais, consolidando a Universidade como um polo de desenvolvimento e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias.

Recomendados para você

Após erro no cadastro, Justiça determina correção da nota do curso de Medicina da Unesc

Após erro no cadastro, Justiça determina correção da nota do curso de Medicina da Unesc

Decisão aponta erro no cadastro de informações que gerou nota incorreta e determina que o Inep refaça a avaliação do curso.

Gerido pela Unesc, Centro de Inovação Criciúma será inaugurado nesta sexta-feira

Gerido pela Unesc, Centro de Inovação Criciúma será inaugurado nesta sexta-feira

A partir do dia 26 de abril, Criciúma e o Sul do estado passam a integrar a Rede Catarinense...

Unesc promove um ato de solidariedade ao cuidar de pais, responsáveis e crianças autistas de Criciúma e Região

Unesc promove um ato de solidariedade ao cuidar de pais, responsáveis e crianças autistas de Criciúma e Região

Projeto de Extensão começa a funcionar em três períodos até o mês de junho.