bandido preso com fuzil AR-15 em Florianópolisé é solto pela terceira vez

O fato de ele não ter antecedentes criminais pesou na decisão.

Por Redação

O episódio da apreensão de um fuzil AR-15 em janeiro na Capital terminou tudo igual. O rapaz detido com a arma foi preso três vezes e solto outras três. A mais recente ocorreu na sexta-feira com a sentença do juiz da 1ª Vara Criminal da Capital, Marcelo Carlin. O acusado foi condenado a três anos em regime aberto. Terá restrições para circular, mas ganhou a liberdade.

O fato de ele não ter antecedentes criminais pesou na decisão. Segundo Carlin, "a personalidade do réu é boa, sem nenhum registro de fato anterior que possa gerar preocupação". Ele ainda complementa que a conduta social depois do crime é "excelente", já que o rapaz estuda e trabalha.

Outro fator considerado pelo juiz é o motivo pelo qual o fuzil estava dentro da residência do acusado. Ainda que tenha dito que recebeu dinheiro para guardar a arma, segundo explicou o magistrado, "não ficara suficientemente esclarecidos" os motivo já que "não se pode descartar que guardava por medo de represálias, tanto para a sua pessoa quanto para sua família.

Carlin pondera que a intimidação por parte do crime organizado é recorrente na comunidade do Monte Verde, onde a prisão ocorreu. Da mesma forma que os policiais não informaram quem repassou a localização da arma e das munições por conta de possíveis represálias, o juiz destacou que "é de grande risco não colaborar com o crime organizado".

Por isso, na sentença, Carlin aplicou o mínimo legal na pena, que é de três anos e 10 dias-multa. Como a condenação é por tempo menor do que quatro anos, há a possibilidade de conversão para medidas como a liberdade condicional. Neste caso, ele precisará usar tornozeleira por 60 dias e terá restrições de circulação.

Recomendados para você

Operação da PM prende 22 suspeitos de tráfico de drogas em Florianópolis

Operação da PM prende 22 suspeitos de tráfico de drogas em Florianópolis

De acordo com o comandante do 21º Batalhão da PM, no Norte da Ilha, tenente-coronel Sinval Santos da Silveira Júnior, as prisões têm grande impacto no tráfico de drogas da região Norte da Ilha.

PM invade reunião do PGC e mata um bandido que atirou contra as guarnições

PM invade reunião do PGC e mata um bandido que atirou contra as guarnições

Os que não morreram, foram conduzidos à Central de Plantão Policial (CPP), para que fossem realizadas as devidas medidas legais.

Polícia Militar apreende dois fuzis de guerra

Polícia Militar apreende dois fuzis de guerra

A Polícia Militar prendeu, no final da noite desta sexta-feira, dia 16, um traficante que...