Entrevista: Rodrigo Minotto fala de suas propostas para Criciúma e diz que quer ser prefeito para trazer o protagonismo para cidade

"Criciúma tem que se tornar a cidade protagonista do estado de Santa Catarina".

Por Tcharlles Fernandes

Na tarde desta quinta-feira (05) o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) concedeu uma entrevista ao portal Melhores Publicações e falou um pouco de sua trajetória como político e de suas propostas para Criciúma. Minotto foi o último candidato a anunciar que concorreria à prefeitura de Criciúma e desde então está licenciado do cargo de deputado. 

Confira a entrevista:

Fale um pouco sobre sua trajetória pessoal como político e sua experiência como gestor público.

Eu iniciei no Partido Democrático Trabalhista (PDT) em 1993 quando eu tinha 20 anos de idade. De lá pra cá, sempre trabalhei na militância do partido (são 27 anos na mesma sigla). Ocupei algumas funções importantes no âmbito estadual e federal e fui superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina no período entre 2011 e 2012. Em 2013 eu ocupei uma função muito importante, que foi ser chefe de gabinete de um ministro de estado do país, onde tive bons relacionamentos, construindo boas relações no âmbito nacional, principalmente no governo federal. Também tive oportunidade de ser candidato em 2006, depois em 2010 e tive a felicidade de ser eleito em 2014. Eu fui o deputado estadual mais bem votado de uma coligação com 54 candidatos a deputados. Tive a felicidade também em 2018 de ser reconduzido a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde conseguimos a reeleição. Dos 35 candidatos que concorreram já sendo parlamentares da casa, só 17 se reelegeram, ou seja, 50%. Se formos levar em consideração que em 2018 aconteceu a "onda 17", me considero vitorioso. 

Quais são suas principais propostas para cidade de Criciúma?

Nós temos duas propostas fundamentais, relacionadas à saúde e a educação, mas nós construímos o nosso plano de trabalho encima de três eixos de desenvolvimento. O primeiro eixo consiste no desenvolvimento social e humano, que abriga a cultura, o esporte, a saúde, a segurança e a educação, que são ferramentas fundamentais desse eixo. No segundo eixo nós temos o desenvolvimento econômico. Nós sabemos e precisamos alavancar o crescimento econômico de Criciúma através de incentivos, parcerias e mão de obra qualificada, que é parte fundamental nesse projeto de desenvolvimento econômico e tem uma ligação direta com o primeiro eixo que é o desenvolvimento social e humano, porque, na maioria das vezes as empresas quando vão se instalar em determinado município eles avaliam três questões fundamentais: a questão econômica, a questão de sentidos e a questão da mão de obra. Ou seja, Criciúma precisa ter uma evolução de mão de obra qualificada e nós precisamos capacitar os trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade para atrair novos investimentos para cá.

O que lhe motiva a deixar momentaneamente o cargo de deputado estadual para disputar a eleição à prefeitura de Criciúma?

Foi um desejo pessoal e esse desejo pessoal foi somado ao desejo das pessoas que estão próximas a mim. Criciúma precisa se tornar um novo polo. Como eu falei anteriormente, Criciúma tem que se tornar a cidade protagonista do estado de Santa Catarina e para isso nós precisamos de um gestor que tenha uma visão mais ampla e esse gestor tem que estar aberto à sociedade para saber ouvir. Saber ouvir é você poder dialogar com setores produtivos da nossa sociedade e identificar no que o município pode ser parceiro. Quando eu falo do setor produtivo eu estou falando do setor industrial, comercial, de serviços, etc. Eu estou falando do setor de saúde, dos hospitais, da educação. Nós temos varias instituições de ensino em Criciúma que podem ser parceiras do município construindo projetos de desenvolvimento educacional para nossa cidade. Então isso me motiva a demonstrar o meu conhecimento, meu interesse e minha experiência em poder contribuir com Criciúma. 

Por que o eleitor criciumense deve votar no candidato Rodrigo Minotto?

Porque tirando o prefeito Clésio Salvaro eu sou o mais experiente. Diante dos demais candidatos eu tenho experiência de gestão publica, eu tenho formação em administração e direito, sou advogado de profissão, tenho mais de 20 anos de vida pública, conheço o sistema politico e da administração pública, tenho bons relacionamentos, tanto na classe dos trabalhadores quanto de empregadores e também das instituições que movem a nossa cidade. 

Recomendados para você

Velha política: Julia Zanatta fica sem opção e tem que negociar com partido do governador que traiu o presidente Bolsonaro

Velha política: Julia Zanatta fica sem opção e tem que negociar com partido do governador que traiu o presidente Bolsonaro

Informação foi confirmada há poucos instantes.

Ex-presidente Michel Temer é preso em São Paulo

Ex-presidente Michel Temer é preso em São Paulo

Ex-ministros Moreira Franco, Eliseu Padilha e o ex-assessor de Temer, Coronel Lima, também são alvos da operação

Ricardo Guidi (PSD) ganha vaga de Ana Paula Lima (PT) na Câmara após liminar do TSE

Ricardo Guidi (PSD) ganha vaga de Ana Paula Lima (PT) na Câmara após liminar do TSE

A decisão foi tomada nesta quinta-feira.