Latam terceiriza operações em Guarulhos e Galeão; sindicato fala em 1.200 demissões

Operação de rampa e limpeza, gestão de equipamentos de solo e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas passará a ser feito por empresa terceirizada.

Por Redação

A Latam Airlines Brasil informou que, a partir da primeira semana de setembro, toda a sua operação de rampa e limpeza, gestão de equipamentos de solo e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, será transferida para uma empresa terceirizada, a Orbital - WFS.

A medida impactará na redução dos quadros da companhia nos dois aeroportos, mas o número de funcionários demitidos não foi informado pela empesa.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), o corte atingirá 850 trabalhadores em Guarulhos e 350 no Galeão, num total 1.200 demissões.

Em comunicado, a Latam disse que "adotou todas as medidas para que esta mudança tivesse o menor impacto possível em seus colaboradores".

"A contratação do parceiro para realizar estas operações em Guarulhos e no Galeão é uma medida pontual, que se mostrou como a melhor alternativa para as necessidades da LATAM Airlines Brasil neste momento. A decisão está em linha com o mercado nacional e faz parte de uma tendência mundial de contratação de serviços especializados", afirma a empresa.

De acordo com Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), o anúncio das demissões foi feito na segunda-feira (20). "Toda a estratégia de terceirização da empresa para reduzir custo por meio da força de trabalho e da precarização das condições trabalhistas irá impactar diretamente na qualidade dos serviços", disse o presidente do sindicato, Rodrigo Maciel, em nota.

A Latam destacou que a Orbital - WFS é uma empresa especialista nesta modalidade de serviços aeroportuários e que foi estabelecido um sistema de gestão integrado para "assegurar a eficiência e a manutenção da qualidade dos serviços prestados", que incluem carregamento de bagagens, traslado de aeronaves, limpeza de cabines, entre outros.

A aérea informou ainda que chegou a um entendimento Acom sindicatos que representam a categoria para que a empresa ofereça um pacote adicional às verbas rescisórias regulares "aos funcionários que não tenham sido realocados em outras posições".

Fonte: G1

Recomendados para você

Chega a 10 o número de mortos em escola em Suzano

Chega a 10 o número de mortos em escola em Suzano

Caso ocorreu em colégio estadual na Grande São Paulo. Dois atiradores mataram ao menos oito pessoas e cometeram suicídio depois

Uma pessoa morre em acidente entre cinco carros, caminhão, van e moto em Curitiba

Uma pessoa morre em acidente entre cinco carros, caminhão, van e moto em Curitiba

A colisão aconteceu no Contorno Sul.

Turista se envolve em acidente com carro de luxo alugado em Gramado

Turista se envolve em acidente com carro de luxo alugado em Gramado

Condutora teria perdido o controle do veículo e bateu no muro de uma loja. Ela e o instrutor ficaram feridos e foram levados ao hospital.