Comandante da Polícia Militar de Criciúma concede entrevista e fala sobre os roubos na cidade

''Estamos nas ruas 7 dias por semana, 24h por dia, 365 dias por ano. Contem conosco'', disse o comandante.

Por Tcharlles Fernandes

Na tarde desta terça-feira (18), o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma (9ºBPM), Tenente-Coronel Cristian Dimitri Andrade, concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Melhores Publicações. O comandante exclareceu alguns pontos sobre a crescente onda de roubos que vem acontecendo na cidade. 

Há 28 anos na Polícia Militar (PM), com cerca de 20 anos de trabalho operacional, o Tenente-Coronel disse que a PM sempre foi transparente com a população. A entrevista durou cerca de duas horas. Após o bate-papo, o comandante nos levou para ver o início de uma operação que está acontecendo na cidade. 

Confira a íntegra da entrevista com o comandante da Polícia Militar de Criciúma. 

Repórter - Quantos roubos a Polícia Militar já registou em Criciúma no ano de 2020?
Até 17 de fereveiro a Polícia Militar já registrou 52 roubos. Contando com os de hoje, são 54. No ano de 2017, no mês de janeiro e fevereiro, a PM registrou 62 roubos. Em 2018, no mesmo período, subiu para 75. Em 2019 houve um declínio. Foram 18 roubos. Pela média, os números deste ano não ultrapassam 2017 e 2018. 

Repórter - Operações "pós-crime", qual a intenção? Não deveria fazer antes e em todos os setores da cidade?
No ano de 2019, relacionado as operações, foram realizadas em Criciúma mais de 1900. Essas operações vão desde averiguações em bares, operações de trânsito, saturação, etc. As operações são feitas depois porque antes ninguém percebe. No ano passado, cerca de 4 mil pessoas foram presas pela Polícia Militar. Estima-se que quinhentos sejam adolescentes. Agora eu questiono: onde estão esses 4 mil presos?

Repórter - Quantas prisões a Polícia Militar já fez em Criciúma no de 2020?
Até ontem, pelo crime de roubo, por força de mandado de prisão, 15 criminosos foram presos. Já se tratando de prisão em flagrante pelo crime de roubo, foram nove indivíduos, sendo um deles adolescente. Alguns dos detidos foram liberados na audiência de custódia e voltaram a delinquência.

Repórter - Existe diálogo com a Polícia Civil sobre os casos de roubos registrados na área do 9⁰ Batalhão? Se sim, por que não trabalhar juntos, visto que eles têm as informações e a PM o quantitativo? 
A gente também tem informações. A nossa agência de inteligência interage diariamente com a Delegacia de Instigação Criminal (DIC) de Criciúma e com os demais policiais de delegacias de área. Por exemplo, a 1ª Delegacia de Polícia (DP) no bairro Brasília e a 2ª DP no bairro Santa Augusta. Estamos em sintonia. O que prejudica é o efetivo policial. Investigações que demandam tempo, etc.

Repórter - Mesmo com aumento de rondas na Via Rápida, roubos continuam sendo registrados por lá. A Polícia Militar atribui os roubos naquela localidade à falta de iluminação pública?
Eu não posso responder-te isso com certeza porque eu não sei a extensão da Via Rápida. Eu só sei que até então a Via Rápida era do município e agora passou para o estado. Agora eu acredito que teremos mais benefícios, como iluminação, sinalização, corte de mato, etc., mas sim, ela poderia ser muito mais iluminada. Ajudaria bastante.

Repórter - O que o senhor tem a dizer aos seguidores das Melhores Publicações e a comunidade em geral que estão amedrontados por causa desse crescente aumento de roubos em Criciúma?
Queremos ser transparentes. Em nenhum momento a Polícia Militar vai esconder nada da população. Os nossos números são auditáveis. A Polícia Militar está nas ruas, presentes e protegendo. Muitos marginais que já foram presos, infelizmente já voltaram para rua e estão praticando novos delitos. Estamos nas ruas 7 dias por semana, 24h por dia, 365 dias por ano. Contem conosco.

Recomendados para você

Criminoso é preso com dinheiro falso em Criciúma

Criminoso é preso com dinheiro falso em Criciúma

A Polícia Militar prendeu um criminoso na noite de ontem, dia 6, pelo crime de posse de moeda...

Criminosos matam homem para roubar em Criciúma

Criminosos matam homem para roubar em Criciúma

No início da tarde deste domingo, dia 28, a Polícia Militar foi acionada para atender uma...

Bandidos são presos em Criciúma

Bandidos são presos em Criciúma

A Polícia Civil de Araranguá, com apoio do Serviço Aeropolicial (Saer) e guarnições da...