Defesa Civil emite alerta sobre formação de ciclone em Santa Catarina

Entre a noite de sexta e a manhã de domingo, ventos fortes podem atingir 80km/h no litoral e sul catarinense.

Por Redação

A Secretaria de Estado de Defesa Civil emitiu um alerta sobre a formação de um ciclone extratropical que deverá se intensificar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre a noite de sexta-feira (26) e a manhã de domingo (28). 

Conforme a Epagri/Ciram, esses sistemas podem ocasionar ventos fortes e condições adversas de mar, dependendo de sua intensidade ou proximidade da costa. Até o momento, conforme a previsão de localização e intensidade do ciclone, durante o final de semana, podem ocorrer ventos fortes, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h no litoral e sul catarinense, especialmente no Litoral Sul e Planalto Sul.

No mar, segundo a Epagri, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem chegar a 100 km/h. O ciclone também favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no final de semana, especialmente no Litoral Sul. Por isso, a navegação não é indicada para esses dias, principalmente de pequenas e médias embarcações.  

A Epagri/Ciram informou que continuará monitorando a intensidade deste ciclone nos próximos dias, atualizando as previsões. O órgão explica que os ciclones extratropicais são comuns no litoral sul do do Brasil, principalmente entre o final de outono e início da primavera.

Recomendados para você

Epagri/Ciram alerta para temporais entre a tarde e a noite desta quinta em Santa Catarina

Epagri/Ciram alerta para temporais entre a tarde e a noite desta quinta em Santa Catarina

Frente fria em deslocamento pode afetar todas as regiões do Estado, principalmente na área de divisa com o Rio Grande do Sul.

Ciclone perde força, mas ainda exige atenção em Santa Catarina

Ciclone perde força, mas ainda exige atenção em Santa Catarina

A previsão é de que ocorram ventos de 50 a 80 km/h em áreas da região Sul, Litoral e Vale do Itajaí entre sábado e a madrugada de domingo.

Última audiência sobre futuro pedágio na BR-101 ocorre hoje em Brasília

Última audiência sobre futuro pedágio na BR-101 ocorre hoje em Brasília

O trecho que deve ser entregue à iniciativa privada terá 220,4 quilômetros de extensão.