Em Içara: empresária faz procedimentos estéticos e vende cursos sem formação

A vítima está se recuperando.

Por Tcharlles Fernandes
Resultado do procedimento realizado. 

Uma mulher de 30 anos ficou com os lábios deformados após fazer um procedimento de preenchimento estético labial.

A mulher que preferiu não se identificar, procurou a nossa reportagem e contou que decidiu fazer o procedimento após encontrar um anúncio na internet de uma profissional com milhares de seguidores.

Ela me disse que tinha experiência, me deu o Instagram para olhar e fiquei convencida que daria certo. Vi que ela vende até cursos, senti confiança, lembrou a mulher.

Após realizar o procedimento há cerca de 10 dias, em uma clínica localizada no Centro de Içara, os problemas começaram a aparecer.

Meus lábios incharam uma hora depois de fazer. Mais tarde, naquela noite, estavam absolutamente enormes. Três vezes o tamanho que deveriam ter. Eu comecei a passar mal e fiquei com muito medo, relembrou.

Na semana passada, a mulher passou por uma avaliação de um profissional médico. O radiologista Ruan Matheus Nascimento Toledano, em exame de ultrassonografia, diagnosticou que a deformação nos lábios da vítima foi ocasionada pela aplicação de ácido hialurônico, utilizado no procedimento estético. A mulher fez o procedimento de reversão com o dentista Gabriel Matos e se encontra em recuperação.

Caso de polícia

Por conta de algumas denúncias relacionadas a profissional que fez a aplicação do produto, a Polícia Militar (PM) foi acionada na quinta-feira (26) e se deslocou até a clínica para verificar um possível crime de exercício irregular da profissão.

Em contato com a proprietária do estabelecimento, Luana Goulart dos Santos, os policiais ficaram sabendo que a profissional não tem formação acadêmica. Em sua defesa, a empresária afirmou que nunca fez nenhum procedimento em qualquer paciente, que apenas faz estágios no local. Pela falta do flagrante, não houve prisão.

PM em averiguação na clínica. 

Sem alvará de funcionamento

O local onde está instalada a clínica, denominada BB Glow Estética Academy, não possui alvará de funcionamento, conforme a Vigilância Sanitária de Içara. O cadastro de solicitação de alvará foi realizado em 2021, porém até o momento o pedido não foi deferido pelo orgão competente.

Sem registro no Conselho Regional de Biomedicina

Conforme o Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), a "profissional" que fez o preenchimento labial não possui registro técnico no Conselho e, por isso, não poderia estar realizando as aplicações. Em desfavor da mulher, há registros de várias denúncias no CRBM.

Para realização de procedimentos injetáveis é necessário ter formação em curso superior. Atualmente, as profissões que podem realizar o procedimento, desde que habilitadas, são biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, médicos e dentistas.

Sem respostas 

Procurada para falar sobre o caso desde sexta-feira (27), a empresária não se manifestou até então. O espaço segue a aberto. Durante a confecção da matéria, o marido da mulher tentou coagir a nossa equipe de reportagem, tentando impedir que a matéria fosse ao ar.

Um registro na Polícia Civil (PC) foi realizado e o caso será investigado. Outras eventuais vítimas também devem procurar a polícia.

Recomendados para você

Acidente grave deixa três pessoas feridas em Criciúma

Acidente grave deixa três pessoas feridas em Criciúma

As vítimas estão sendo atendidas neste momento.

Adolescente de 13 anos morre ao se jogar de prédio em Criciúma

Adolescente de 13 anos morre ao se jogar de prédio em Criciúma

A vítima já havia tentado tirar a própria vida antes.

Famílias de Tubarão precisam de produtos de limpeza e alimentos; ajude com doações

Famílias de Tubarão precisam de produtos de limpeza e alimentos; ajude com doações

Em Criciúma as doações podem ser deixadas na loja da VIP Car Nissan, próximo à Polícia Federal (PF).