Pai de Santo que abusava de fiéis em Criciúma é condenado a mais de 40 anos de prisão

Casos foram divulgados com exclusividade pelo Portal Melhores Publicações e pelo Canal Criciúma.

Por Tcharlles Fernandes

Foi condenado a 40 anos, dez meses e 24 dias de reclusão um homem que, enquanto era líder religioso em Criciúma, praticou crimes sexuais contra ao menos dez mulheres. Após uma denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o réu foi condenado pela Justiça pela prática dos crimes de violação sexual mediante fraude, estupro e importunação sexual. 

Conforme a 13ª Promotoria de Justiça de Criciúma, responsável pela ação penal, entre os anos de 2010 e 2024, o réu manteve uma casa religiosa onde, aproveitando-se do fato de ser visto como um ‘pai espiritual’ e por ter influência nos frequentadores do local, que se dirigiam a ele à procura de curas milagrosas, dizia incorporar entidades que necessitavam ‘possuir’ as vítimas por meio de atos libidinosos para que alcançassem suas preces espirituais.  

Conforme o promotor de Justiça Fernando Rodrigues de Menezes Júnior, ao menos dez vítimas foram abusadas pelo líder religioso entre 2015 e 2023, muitas delas mais de uma vez. Os crimes foram praticados quando as mulheres, em situação de vulnerabilidade psíquica, procuravam o líder para aconselhamentos e rituais religiosos.

Durante as sessões, o réu dizia estar incorporando entidades e, mediante fraude, se aproveitava para tocar, beijar, acariciar e estuprar as vítimas alegando que somente dessa maneira suas vidas prosperariam. O homem, que estava preso preventivamente, teve negado o direito de recorrer em liberdade. O processo corre em segredo de justiça. 

Recomendados para você

Sob forte comoção, corpo de jovem que foi morta durante ação da Polícia Civil em Criciúma é sepultado em Lauro Müller

Sob forte comoção, corpo de jovem que foi morta durante ação da Polícia Civil em Criciúma é sepultado em Lauro Müller

A Polícia Civil está apurando as circunstâncias da morte da jovem.

Bandido invade residência e furta pacotes de picanha em Morro da Fumaça

Bandido invade residência e furta pacotes de picanha em Morro da Fumaça

Até o momento, o homem não foi preso.

Empresário criciumense morre após ser atropelado no Rincão

Empresário criciumense morre após ser atropelado no Rincão

A vítima tinha 79 anos.