Idoso perde os dentes após ser atendido por falsa dentista em Criciúma; clínica é interditada

Procurada para se manifestar, até o momento a falsa dentista não atendeu a reportagem.

Por Tcharlles Fernandes

A vigilância sanitária realizou a interdição de uma clínica odontológica na manhã desta terça-feira (15) no Centro de Criciúma.

Na ação, uma mulher que se passava por dentista foi abordada no interior da clínica.

Realizamos a interdição após um idoso nos procurar e relatar que foi até a clínica para fazer a restauração nos dentes. No local, o homem foi atendido por uma suposta dentista, porém, dias depois, todos os dentes restaurados na vítima caíram. A gente começou a apurar a situação e constamos que a pessoa que atendeu ele não era dentista, estando exercendo ilegalmente a profissão, disse uma fiscal da vigilância sanitária.

Já reincidente na prática delitiva, a clinica interditada fica localizada na rua Dolário dos Santos, próximo ao supermercado Bistek (apenas referência).

A falsa dentista acabou sendo liberada após o término da ocorrência, porque no momento da abordagem dos fiscais em conjunto com a Polícia Militar (PM), a mulher não estava atendendo nenhum paciente, impossibilitando assim a lavratura do flagrante.

A reportagem entrou em contato com o consultório odontológico e conversou com Simone Muniz Marques, proprietária da clínica. Ela confirmou não ter formação acadêmica em odontologia e disse que realizou duas restaurações no paciente.

Comecei as duas restaurações porque o doutor estava atendendo, porém o paciente reclama só das restaurações de baixo, que o dentista fez. O dentista fez seis, oito ou nove restaurações na parte de baixo. E no boletim de ocorrência o próprio paciente reclama somente das restaurações que o dentista fez, explicou Simone.

Simone disse ainda quem tem conhecimento que a prática é ilegal.

A gente sabe e super entende que não pode atender, só que tem coisas que os dentistas não sabem fazer, diz.

Um inquérito policial será instaurado para apurar o caso. 

Atualização: 17h01

Conforme a Vigilância Sanitária, diferente do que informado no título da matéria, não foram os dentes do idoso que caíram e sim as restaurações dentárias realizadas pela mulher que exercia ilegalmente a profissão.

Recomendados para você

Santa Catarina pode ter lockdown de 14 dias

Santa Catarina pode ter lockdown de 14 dias

O governo foi avisado na noite desta sexta-feira.

Pai de Alisson e Muriel morre afogado após desaparecer em barragem

Pai de Alisson e Muriel morre afogado após desaparecer em barragem

A informação foi confirmada pelo Polícia Civil.

Bolsonaro diz que governo avalia ICMS fixo sobre combustíveis

Bolsonaro diz que governo avalia ICMS fixo sobre combustíveis

Presidente afirmou que tema está em estudo e que, se for considerado viável juridicamente, será enviado em projeto de lei ao Congresso na semana que vem. Bolsonaro também disse que o governo federal não vai interferir nos preços praticados pela Petrobras.