Unesc lança edital de doutorado com política de inclusão; pessoas com deficiências terão que concorrer vaga com transexuais

Por meio de nota, a universidade se manifestou sobre o assunto.

Por Redação


Pessoas com Deficiências (PcDs) terão que correr com trans (travestis e transexuais), negros, indígenas, quilombolas, ciganos e refugiados em um processo de seleção e admissão de dissentes ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

O processo de seleção a vaga de doutorado tem como objetivo classificar candidatos mestres que demonstrem capacidade de articulação escrita e oral às linhas e aos temas de interesse do programa.

Descritivo das vagas

Ao todo, serão disponibilizadas seis vagas para ingresso no doutorado, sendo cinco de ampla concorrência e uma destinada a política de ações afirmativas. Essa última vaga terá direito a isenção da mensalidade e será destinadas a candidatos que se autodeclararem pertencentes a grupos minoritários de inclusão.

Pessoas com deficiências, negros, indígenas, quilombolas, ciganos, refugiados e pessoas trans concorrerão a vaga que busca corrigir a “desigualdade histórica”.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 28 de outubro, exclusivamente via e-mail para o endereço [email protected].

Procurada para se manifestar sobre o assunto, a Unesc emitiu uma nota. 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão responsável pela regulação e avaliação da pós-graduação stricto sensu no Brasil, realiza suas avaliações em ciclos quadrienais.

Entre os critérios definidos pela CAPES, destaca-se o item 1.3 do instrumento de avaliação (Documento referencial da CAPES - página 60), que determina a existência de políticas afirmativas voltadas à inclusão, permanência e acessibilidade como componente essencial para a composição da nota global dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Nos programas da área interdisciplinar, por exemplo, a alínea VI desse item exige a apresentação de “política de cotas e ações afirmativas” como requisito obrigatório.

Em consonância com essas diretrizes e visando assegurar a qualidade, a permanência e o fortalecimento dos seus programas de mestrado e doutorado, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) aprovou norma institucional que alinham os programas da Unesc aos parâmetros nacionais definidos pela CAPES.

Recomendados para você

Bandido invade residência e acaba alvejado na cidade Mineira Nova

Bandido invade residência e acaba alvejado na cidade Mineira Nova

A ocorrência está em andamento.

Polícia Militar prende quadrilha em bar e apreende armas de fogo em Criciúma

Polícia Militar prende quadrilha em bar e apreende armas de fogo em Criciúma

A ocorrência foi registrada no fim da noite.

Toninho da Imbralit é abordado pela PM; vereador mexia no celular e quase provocou um acidente

Toninho da Imbralit é abordado pela PM; vereador mexia no celular e quase provocou um acidente

A ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira.