Estudantes protestam e defendem que menina trans use banheiro feminino em Tubarão

Procurada, a Coordenação Regional de Educação não se manifestou sobre o caso.

Por Redação

Um protesto em defesa de uma menina trans da Escola de Educação Básica  Henrique Fontes, instituição cívico-militar de Tubarão (SC), acabou em confusão na manhã desta terça-feira (30). O ato foi organizado por estudantes e movimentos sociais LGBTQIAPN+ após a repercussão do caso envolvendo o uso do banheiro feminino pela aluna.

Manifestantes exibiram cartazes com mensagens como “Protejam os direitos trans”, “Transfobia não é opinião, é discriminar” e “Vidas importam, mas de pessoas preconceituosas não”, além de palavras de ordem contra políticos do Partido Liberal (PL).

Durante o protesto, um adolescente de 16 anos se exaltou e passou a ofender um assessor da deputada federal Júlia Zanatta (PL). Em vídeo, ele aparece chamando o homem de “bosta” e “filha da p…”, além de atacar diretamente o partido: “PL e os caral… tudo que tão aqui no Sul são transfóbicos filhos da p…”.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi acionada e conduziu o jovem por injúria. Segundo relatos no local, o adolescente foi encaminhado para registro da ocorrência e posterior análise das autoridades competentes, já que, por ser menor de 18 anos, ele não pode ser preso.

Apesar da confusão, o protesto seguiu com a participação de uma pequena quantidade de estudantes, que defenderam o direito da aluna trans de usar o banheiro feminino e denunciaram suposta transfobia.

O caso segue em investigação e deverá ter novos desdobramentos com a atuação do Ministério Público e da Secretaria de Estado da Educação.

Recomendados para você

Quadrilha invade bar, amarra frequentadores e foge levando veículo em Criciúma

Quadrilha invade bar, amarra frequentadores e foge levando veículo em Criciúma

Até o momento, nenhum assaltante foi preso.

Homem é morto a tiros no Balneário Campo Bom

Homem é morto a tiros no Balneário Campo Bom

A motivação do crime seria por conta de perturbação do sossego alheio.

Empresário de Criciúma tem prisão preventiva decretada após ser indiciado por aplicar golpes na região

Empresário de Criciúma tem prisão preventiva decretada após ser indiciado por aplicar golpes na região

O empresário foi preso no último dia 21.