Um protesto em defesa de uma menina trans da Escola de Educação Básica Henrique Fontes, instituição cívico-militar de Tubarão (SC), acabou em confusão na manhã desta terça-feira (30). O ato foi organizado por estudantes e movimentos sociais LGBTQIAPN+ após a repercussão do caso envolvendo o uso do banheiro feminino pela aluna.
Manifestantes exibiram cartazes com mensagens como “Protejam os direitos trans”, “Transfobia não é opinião, é discriminar” e “Vidas importam, mas de pessoas preconceituosas não”, além de palavras de ordem contra políticos do Partido Liberal (PL).
Durante o protesto, um adolescente de 16 anos se exaltou e passou a ofender um assessor da deputada federal Júlia Zanatta (PL). Em vídeo, ele aparece chamando o homem de “bosta” e “filha da p…”, além de atacar diretamente o partido: “PL e os caral… tudo que tão aqui no Sul são transfóbicos filhos da p…”.
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi acionada e conduziu o jovem por injúria. Segundo relatos no local, o adolescente foi encaminhado para registro da ocorrência e posterior análise das autoridades competentes, já que, por ser menor de 18 anos, ele não pode ser preso.
Apesar da confusão, o protesto seguiu com a participação de uma pequena quantidade de estudantes, que defenderam o direito da aluna trans de usar o banheiro feminino e denunciaram suposta transfobia.
O caso segue em investigação e deverá ter novos desdobramentos com a atuação do Ministério Público e da Secretaria de Estado da Educação.