Unesc está entre as melhores universidades da América Latina

Ranking que aponta o resultado é da revista inglesa Times Higher Education com base em rigorosos indicadores de desempenho.

Por Tcharlles Fernandes

E se a região onde você mora tivesse uma Universidade entre as melhores da América Latina? Agora, vamos mudar o questionamento para uma afirmação: a região onde você mora possui uma das melhores universidades da América Latina!

Esta instituição é a Unesc, que mais uma vez figura em uma seleta lista da revista inglesa Times Higher Education (THE), que avalia as universidades em todas as suas missões como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais, tudo isso, baseado em 13 indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas. “A Unesc sempre se posiciona de modo diferenciado no cenário regional, estadual, brasileiro e internacional, contribuindo com a comunidade. Somos uma Universidade Comunitária que mostra este caráter dia após dia com as contribuições para o desenvolvimento regional. Temos professores, extensionistas e pesquisadores de elevada formação, capacidade técnica e produção científica. Figurar neste ranking tão rigoroso confirma a posição de destaque que nossa Instituição assumiu ao longo desses 54 anos de história. Este conjunto de fatores também coloca a Unesc entre as cinco universidades não-estatais mais empreendedoras do país. Estamos orgulhosos deste resultado e do crescimento contínuo da nossa Unesc”, enfatiza a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

A Universidade, com forte atuação no Sul de Santa Catarina, também apareceu na lista da Times Higher Education (THE) em 2020. “A Unesc é destaque pelo seu trabalho consistente em diferentes dimensões. O ensino, a pesquisa e a extensão dão qualidade e excelência na formação dos profissionais, sempre pautados na relação com a realidade social. Também colocamos em destaque a associação entre teoria e prática, reforçada com a Graduação Multi. O envolvimento com a região na qual a Universidade está inserida é comprovada pela elaboração dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec e da Amesc, do Unesc Connect, lançado recentemente, sem contar os diversos programas de extensão que contribuem com a sociedade. Este reconhecimento é fruto deste trabalho coletivo de todos que fazem parte da comunidade Unesc”, ressalta Luciane.

Este seleto grupo no qual a Unesc está inserida, conta com apenas 150 universidades espalhadas pelos países de toda a América Latina, sendo que os indicadores avaliados pela revista inglesa estão agrupados em cinco áreas: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, receita e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (funcionários, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

Graduação Multi chega para revolucionar o ensino

Em constante evolução, a Unesc revolucionou o ensino novamente em 2022 com a implantação da Graduação Multi, um novo formato pedagógico para os cursos de graduação com olhares voltados ainda mais à conexão com o setor produtivo, setor público e sociedade.

Focada no futuro da educação superior, a Universidade iniciou no primeiro semestre o projeto inovador que propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais. ”Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Universidade, a Graduação Multi envolve os estudantes em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações à busca de soluções inovadoras”, reforça a reitora.

A partir da proposta desenvolvida, as disciplinas dos 35 cursos presenciais foram repensadas para potencializar o estímulo ao conhecimento por meio de processos inovadores. Todo o processo se baseia no objetivo de proporcionar um aprendizado duradouro, ainda mais preparado para o futuro e ao que o cenário exige.

Excelência comprovada

Recentemente, a qualidade da Unesc foi comprovada também por meio das avaliações do Ministério de Educação (MEC). Desta vez, resultou em nota máxima aos cursos da Unesc Virtual, que certifica as graduações de Ensino à Distância (EAD) em Processos Gerenciais e em Marketing, além do semipresencial em Gastronomia, com a nota cinco (5), a máxima do MEC, e os cursos EAD em Gestão de Turismo e em Gestão de Recursos Humanos com a nota quatro (4).

Além das notas, os avaliadores do MEC destacaram a excelência no trabalho da Unesc, assim como a arquitetura pedagógica inovadora e o material didático de qualidade, pontuando ainda como “notáveis” as infraestruturas física, tecnológica e de capital humano.

Bolsas de até 100% para a graduação

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a Instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433. As aulas do segundo semestre de 2022 iniciam na próxima segunda-feira(01/08), com oportunidade de bolsas de estudos de até 100%. As vagas são limitadas.

Estudantes que optarem pela transferência de outra instituição podem acessar bolsa de 20% até o final do curso. O mesmo desconto é válido para reingresso, estudantes que trancaram os estudos e querem retornar à Universidade. Já para interessados em uma segunda graduação o desconto é de 25%, também até o final do curso.

Recomendados para você

Escola bilíngue abre 25 vagas para professores em Criciúma

Escola bilíngue abre 25 vagas para professores em Criciúma

Primeira unidade da Lumiar em Santa Catarina será construída na Cidade Inteligente Criciúma e inicia as atividades letivas em fevereiro de 2023.

Escola Lumiar terá sua primeira unidade catarinense na Cidade Inteligente Criciúma

Escola Lumiar terá sua primeira unidade catarinense na Cidade Inteligente Criciúma

A partir de 2023, instituição traz conceito “Glocal”, ensino bilíngue em período integral com metodologia de ensino considerada entre as mais inovadoras do mundo pela Unesco.

Mulheres em situação de violência doméstica recebem acolhimento na Unesc

Mulheres em situação de violência doméstica recebem acolhimento na Unesc

Encontros são realizados semanalmente na Instituição.