Jornada de Inovação é concluída com progressos em empresas e organizações regionais

Participantes compartilharam os resultados da iniciativa criada para fortalecer o ecossistema inovador de Orleans.

Por Tcharlles Fernandes


Imbuídas no propósito de crescer e fortalecer o empreendedorismo criativo na cidade, empresas e organizações encerraram na tarde desta segunda-feira (3), a Jornada de Inovação de Orleans. A iniciativa liderada pela Weber Cidades Inteligentes reuniu nos últimos três meses um grupo de nove negócios de diferentes segmentos - indústria, cooperativas, serviços e varejo, em seis encontros onde puderam de forma colaborativa pensar e projetar aprimoramentos de produtos, processos e serviços. A última reunião dos participantes ocorreu no Salão da Capela do Museu Princesa Isabel.

Dentro dos encontros realizados a partir de julho, as organizações percorreram as "trilhas de aprendizagem e inovação". "Utilizamos metodologias bastante difundidas, como o design thinking, codesign e laboratórios criativos para fazer um micropameamento dos negócios e pensar em inovações de processos, produtos e serviços. Um método adaptável a qualquer tipo de organização que se caracteriza pela construção coletiva do grupo", explica o coordenador da Jornada de Inovação de Orleans, Ademir Milo da Silva.

Um dos resultados produzidos pela Jornada está na Associação Empresarial de Orleans (ACIO). A entidade propôs a criação de um Núcleo de Inovação com o objetivo de fomentar a cultura de inovação nos negócios estabelecidos no município por meio da cooperação e fortalecendo o associativismo, contou o presidente da organização, Ítalo Zomer. "Esse processo (da jornada) nos fez confirmar a certeza de que já existe um ecossistema de inovação na nossa cidade. Precisa ser amadurecido, mas já está estabelecido, com as empresas, o Unibave, o próprio município e a associação. E essa é uma das maiores bandeiras da ACIO, a qual vamos poder desenvolver ainda mais agora", disse.

A experiência dentro da Jornada de Inovação agregou conteúdos, conhecimentos e inspirações para o projeto da Cidade Inteligente Orleans, um empreendimento projetado pela Weber Cidades Inteligentes e a W House. A CEO da W House, Flávia Bianco Weber, ressaltou a importância de pensar nesse projeto em conjunto com a comunidade e o ecossistema do município. "Vimos aqui que inovar é pensar diferente, mas principalmente olhar para as necessidades e desejos das pessoas que aqui vivem. Queremos entregar um ambiente de bem-estar e qualidade de vida para as futuras gerações. Como fizemos aqui, trazer experiências de codesign e design thinking vai ser muito produtivo para alcançarmos esse propósito de transformar a cidade", ressaltou.

Com o propósito de desenvolver e aproximar a Inventa Incubadora de Negócios à comunidade, o Centro Universitário Unibave participou da jornada e pôde aprimorar as próprias soluções. "É para a comunidade que nós existimos e estamos pensando em estratégias para desenvolver. Aqui (na jornada) tivemos a oportunidade de nos mostrar desta forma e assim contribuir pelo desenvolvimento sustentável de toda a região", contou a coordenadora de Pesquisa do Unibave, Ana Paula Bazo.

A empresária Thayni Librelato esteve entre os convidados para o encontro final com o objetivo de assistir às apresentações dos participantes e destacou as iniciativas das empresas e organizações. "Eu venho estudando inovação intensamente nos últimos anos e me chamou muito a atenção como todos os cases falam bastante em gestão humanizada. E nas minhas vivências eu percebo o quanto esse envolvimento das pessoas, sejam os colaboradores ou os clientes, é fundamental. Muitas ideias inovadoras nas empresas onde estou nascem das conversas com as pessoas e elas querem muito participar da construção dessas inovações", frisou.

A proximidade com a serra, o litoral, as águas termais e outros atrativos turísticos confere a Orleans um potencial em turismo e também como polo de desenvolvimento e qualidade de vida, pontuou o CEO da Weber Cidades Inteligentes, Fernando Weber. “Por mais que tenhamos ideias futuristas, nada se faz sozinho. Assim estamos conduzindo a construção da Cidade Inteligente Orleans, que vem para fortalecer esse ecossistema robusto de educação, empreendedorismo e inovação”, enalteceu.

A Jornada de Inovação

Criada pela Weber Cidades Inteligentes, a organização da Jornada de Inovação de Orleans teve o apoio do Centro Universitário Unibave, por meio da incubadora de negócios Inventa e a Associação Empresarial de Orleans (ACIO). Como participantes, estiveram a Altlav, a Auriverde, a Brasipla, a Cresol, a Inventa, a ACIO, a Mirts Corretora, a Pizolar e a W House.

Os próximos passos da agenda do grupo envolvem a realização de dois eventos com o objetivo de expandir os aprendizados da jornada com a sociedade de Orleans.

Recomendados para você

Brasil é reconhecido como referência no mercado da Odontologia

Brasil é reconhecido como referência no mercado da Odontologia

Na Unesc, além da formação de excelência, acadêmicos da área contam com laboratórios de ponta.

Médicos de Criciúma participam de missão humanitária com refugiados sírios

Médicos de Criciúma participam de missão humanitária com refugiados sírios

Os profissionais estão fazendo atendimentos e prestando solidariedade à população.

Cidade Inteligente Guaíba visa atrair mais de R$ 500 milhões em investimentos nos próximos anos

Cidade Inteligente Guaíba visa atrair mais de R$ 500 milhões em investimentos nos próximos anos

Empreendimento alia inovação, educação e bem-viver com o propósito de transformar a região de Guaíba.