Brasil é reconhecido como referência no mercado da Odontologia

Na Unesc, além da formação de excelência, acadêmicos da área contam com laboratórios de ponta.

Por Tcharlles Fernandes

De acordo com o levantamento realizado pela companhia irlandesa Research and Markets, o mercado odontológico mundial está em constante ascensão e deve movimentar cerca de US$ 35,7 bilhões até este ano, representando um crescimento médio anual de 5,59% desde 2018. No Brasil o cenário não é diferente. O país é reconhecido como uma das grandes referências globais no mercado dentário, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), e encontra-se entre os líderes do ranking mundial.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) aponta o Brasil como o segundo país que mais realiza procedimentos odontológicos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Estudos também conduzidos pela Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo) evidenciam a valorização do setor, com mais de 12 milhões de pessoas visitando dentistas para resolver problemas ortodônticos. Esse aumento na demanda é percebido pelas clínicas odontológicas, que têm acompanhado o crescimento do setor.

Considerando esse contexto, a Unesc, que possui um histórico de 13 anos de excelência em seu curso de Odontologia, demonstra constante evolução. A formação dos acadêmicos na Universidade é fundamentada em um perfil generalista, garantindo, ao mesmo tempo, a devida atenção às especialidades e à experiência prática com equipamentos de última geração.

A graduação, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é reconhecida como uma das melhores do estado. “Temos no curso de Odontologia um dos nossos grandes diferenciais. São professores qualificados, mestres e doutores, com acesso a equipamentos únicos na região, que possibilitam uma formação mais que atual. Tudo isso, somado aos pilares de Pesquisa, Extensão, Inovação e Empreendedorismo, oportuniza experiências formativas que levam o estudante a sair preparado para o mundo do trabalho”, exalta.

“A experiência prática e as tecnologias disponíveis no mercado são fundamentais para preparar os estudantes para a futura carreira profissional. Nos laboratórios da Universidade a qualidade dos equipamentos e o ambiente bem cuidado impressionam os estudantes, que se apaixonam pela área assim que têm contato com esse universo”, destaca a coordenadora do curso, Morgana Francisco Machado Guzzatti, lembrando que a inovações tecnológicas estão transformando a Odontologia e já podem ser encontradas na Clínica de Odontologia que atende, por mês, em torno de 600 pessoas, nas Clínicas Integradas da Universidade.

Um dos equipamentos mais notáveis nesse cenário é o Scanner Intraoral Digital, uma das mais avançadas ferramentas disponíveis na área. “O equipamento é essencial para realizar a transição da clínica odontológica para o universo da Odontologia 3D. Ele possibilita realizar diversas simulações de tratamentos dentários, auxiliando na tomada de decisões e escolhas mais precisas. Isso nos permite aprimorar áreas de difícil acesso de forma simples e entregar resultados com maior exatidão. É uma tecnologia que poucas Universidades têm a oportunidade de possuir”, detalha o professor Leandro Mezzari.

Também figuram como diferenciais entre Universidades e consultórios de todo o Sul do Brasil os microscópios odontológicos, sendo quatro deles utilizados no Serviço prestado na Instituição.

O laser odontológico também está no pacote de equipamentos modernos da clínica, assim como a nova impressora 3D que possibilita fazer um planejamento eficaz, minimizando as chances de erros e alcançando resultados cada vez melhores. A Universidade também disponibiliza o tomógrafo odontológico com a possibilidade de identificar e delinear os processos patológicos da boca. Cada tomografia custaria em média R$ 300, e a Unesc oferece de forma gratuita aos pacientes.

Entre os tesouros disponíveis no Serviço de Odontologia está ainda o Tomógrafo Odontológico Computadorizado. Conforme o professor e coordenador adjunto do curso, Renan Ceretta, o modelo disponível na Unesc é o 3D Pró, da marca Kavo, considerado ultramoderno. “Ele oferece um exame extremamente detalhado. Quando você quiser planejar implantes, cirurgias mais complexas ou lesões, o aparelho consegue dimensionar, por meio de ‘cortes’, todos os aspectos da boca. Ele pode mostrar uma esfera pequena de cada vez, com mais detalhes, ou pode abranger uma área maior, como toda a região da arcada dentária superior”, explica.

Com isso, conforme o professor, o acadêmico da Unesc adquire o conhecimento aprofundado do exame, que vai auxiliar no diagnóstico, no plano de tratamento, no tratamento do paciente e, claro, com benefícios a toda a comunidade, já que o exame é mais caro e na Universidade é disponível de forma gratuita para quem é atendido nas clínicas de Odontologia.

Os interessados em receber atendimento no Serviço de Odontologia podem realizar agendamento e solicitação de vagas, limitadas à capacidade de atendimento das equipes, por meio do telefone (48) 3431-2749.

Portas abertas para a transformação

Ainda dá tempo de ingressar no curso de Odontologia neste semestre e participar do projeto Universidade Gratuita. Para isso, é necessário garantir a matrícula o quanto antes.

Informações sobre as formas de ingresso podem ser obtidas pelo Whatsapp (48) 99915 0433. A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h de segunda a sexta-feira. 

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Recomendados para você

Nos 143 anos de Criciúma, Unesc reforça compromisso com a comunidade

Nos 143 anos de Criciúma, Unesc reforça compromisso com a comunidade

Universidade de perfil Comunitário, instituição contribui com a cidade e a região há mais de cinco décadas.

Unesc Profissões: Um universo para conhecer e compartilhar

Unesc Profissões: Um universo para conhecer e compartilhar

Alunos do Ensino Médio das escolas das redes pública e privadas, professores e pais estão tendo a oportunidade de conhecer os cursos ofertados pela Instituição.

Escola Lumiar promove mais um Lumiar Experience - Infância é movimento”, no parque da prefeitura

Escola Lumiar promove mais um Lumiar Experience - Infância é movimento”, no parque da prefeitura

Atividade reunirá famílias em torno de uma experiência atrelada à metodologia de ensino da instituição, que chega em 2023 ao município.