Colaboradores da Unesc iniciam o ano com capacitações

Formação iniciou pelas Clínicas Integradas e será ampliada para os demais setores da Universidade.

Por Tcharlles Fernandes

Atender bem a comunidade é uma das premissas da Unesc e, para isso, é necessário contar com colaboradores altamente preparados. Pensando nisso, a Universidade promove capacitações antes mesmo do início das aulas. Nesta sexta-feira (17/02), o treinamento abordou a Norma Regulamentadora 32 e "Resíduos de Serviços de Saúde” com a participação de colaboradores das Clínicas Integradas.

A NR 32, repassada aos colaboradores durante palestra no Auditório Edson Rodrigues, tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde e daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

“Além da Legislação, está a consciência de estarmos neste lugar e precisamos irradiar o exemplo. Onde vamos, a Unesc é muito bem recebida pelo trabalho desenvolvido pela gestão, na pessoa da professora Luciane Ceretta, que faz um trabalho diuturnamente em defesa da Universidade Comunitária e que defende fortemente a importância do trabalho desenvolvido.  A nossa Universidade é diferenciada porque, entre tantas frentes de trabalho, realiza 150 mil atendimentos nas Clínicas Integradas ao ano. Imagine o impacto disso na vida das pessoas do Sul do estado. Esta formação é fundamental porque os colaboradores, estando conscientes de seus papéis, independente do lugar onde estão, irão realizar um serviço melhor possível, porque enxergamos aquilo que a comunidade, em 1968, acreditou que seria possível”, destacou a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, ao se dirigir aos colaboradores. 

A coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso, também salientou a importância da capacitação e a preocupação da gestão universitária com o tema. “Agradecemos a reitora Luciane Ceretta que sempre demonstra esta preocupação e nos dá todo o respaldo. São informações fundamentais, que contribuem com toda a comunidade, pois colaboradores preparados resultam em toda uma população beneficiada”, destacou. 

A realização da ação conta ainda com o envolvimento do Departamento de Desenvolvimento Humano  (DDH) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). “Que bom que temos pessoas que colocam as coisas em prática dentro da Universidade. Nós não ficamos somente na teoria. Nós gostamos da associação teoria-prática e fazemos isso. As Clínicas me ensinaram muito pelo período que estive lá e continuam me ensinando agora que estou na pró-reitoria. Eu gosto muito desta questão da saúde do trabalhador. Acho extremamente importante, tenho uma afinidade com isso”, enfatizou o Pró-reitor de Administração e Finanças (Proaf), José Otávio Feltrin. 

Durante a capacitação, foram abordados temas como a gestão dos resíduos gerados nas Clínicas Integradas, ou seja, qual o destino dado a estes rejeitos, além de dicas e orientações sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Sem dúvidas a saúde é um trabalho diferenciado da Universidade e os colaboradores são os responsáveis em grande parte, pois fazem e gerenciam o trabalho. A ‘cara’ da Unesc precisa ser sempre o acolhimento e os cuidados. Precisamos estar aqui porque acreditamos no propósito da Universidade. Continuamos sempre buscando fazer ainda melhor”, comentou a pró-reitora de Ensino (Proen), Graziela Amboni.

Ampliando para os demais setores da Universidade

Conforme a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Marileia Maciel, depois de qualificar os colaboradores da área da saúde, o treinamento será repassado aos outros setores da Universidade. “O nosso objetivo maior é orientar, treinar e assegurar que os nossos colaboradores tenham o maior número de orientações possível e estejam sempre protegidos. A segurança é extremamente importante e na Universidade trabalhamos muito nisso porque é com conhecimento das práticas de prevenção que os nossos colaboradores estarão protegidos dos riscos ocupacionais e dos acidentes de trabalho”, citou. 

Portas abertas

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Unesc em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431-2671 ou pelo (48) 3431-4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo Unesc.net.

Recomendados para você

Uniedu: Inscrições para a bolsa de estudos na Unesc iniciam dia 6 de fevereiro

Uniedu: Inscrições para a bolsa de estudos na Unesc iniciam dia 6 de fevereiro

Os acadêmicos dos cursos de graduação podem tirar suas dúvidas e obter mais informações na Centac.

Colégio Unesc forma Terceirão 2022 em noite de emoções

Colégio Unesc forma Terceirão 2022 em noite de emoções

Turma celebrou ao lado de professores, gestores, amigos e familiares na noite deste sábado.

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar

Descontos são oferecidos para alunos da Universidade e outras instituições de ensino que retomarem a vida acadêmica.