Enfermagem na Unesc: 22 Anos de excelência na formação de profissionais de saúde

Ao longo de sua trajetória, o curso já formou cerca de 1,5 mil profissionais.

Por Tcharlles Fernandes

Na Unesc, a Universidade Comunitária avaliada com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), a formação em Enfermagem é completa e abrangente, integrando teoria, prática e Extensão, desde a primeira fase da graduação. Com uma trajetória de 22 anos, a Instituição já formou aproximadamente 1,5 mil profissionais altamente capacitados.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, destaca o compromisso da Universidade com o Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, ressaltando a valorização da formação dos enfermeiros. “Acreditamos no potencial dos nossos estudantes e os preparamos para enfrentar os desafios da profissão com excelência e sensibilidade humanística. Oferecemos um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e pessoal, estimulando o crescimento profissional”, afirma Luciane, pessoalmente apaixonada pela área de Enfermagem, curso no qual é formada e por meio do qual iniciou sua trajetória.

Além da assistência direta ao paciente, a formação na Unesc destaca-se por abranger atividades gerenciais, educacionais, de pesquisa e liderança. “Essas competências são consideradas essenciais para assegurar a qualidade e eficiência dos serviços prestados na área de saúde”, completa a reitora.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Paula Zugno, ressalta a relevância da profissão e o potencial de crescimento e realização profissional que a profissão oferece. “Ao adotarmos uma abordagem persistente e dedicada na prestação de cuidados de qualidade, os acadêmicos e egressos têm a oportunidade de impactar positivamente a vida das pessoas, contribuindo para o progresso do campo da saúde”, destaca.

Conforme Paula, desde o início do curso, os acadêmicos têm a chance de vivenciar aulas práticas e estabelecer contato com a comunidade, participando de atividades em hospitais regionais e Unidades Básicas de Saúde. “Os estágios supervisionados nos anos finais proporcionam uma formação abrangente, preparando os estudantes para diversas áreas de atuação, incluindo clínicas particulares, hospitais, unidades de saúde básica, pronto atendimentos, pesquisa universitária e laboratórios, tanto públicos quanto privados. Há, ainda, a possibilidade de empreender em consultórios próprios de enfermagem”, analisa Paula.

Diferenciais evidentes

A infraestrutura do curso inclui laboratórios especializados em anatomia; fisiologia; bioquímica; histologia; técnicas operatórias; e habilidades técnicas.

Além disso, o curso dispõe de uma Clínica de Enfermagem, na qual os estudantes participam de atividades comunitárias tanto internas quanto externas. Essas atividades englobam diversos serviços, como exames preventivos para câncer ginecológico e de mama; consultas de enfermagem; procedimentos de enfermagem; e grupos terapêuticos e imunizações. Também estão disponíveis programas, como o automonitoramento glicêmico; o núcleo dedicado à abordagem de violências; e o SOS Unesc, que oferece assistência de primeiros socorros no campus.

“Ao longo do curso, nossos acadêmicos engajam-se ativamente em atividades práticas nos hospitais da região e nas Unidades Básicas de Saúde, abrangendo um espectro amplo de experiências da segunda até a oitava fase. Nos anos finais, consolidamos essa preparação com estágios supervisionados, garantindo uma imersão completa e prática na profissão”, acrescenta a coordenadora.

“Dessa forma, não apenas fornecemos conhecimento teórico sólido, mas também cultivamos habilidades práticas desde o início da formação, preparando os estudantes para os desafios reais que encontrarão ao ingressarem no campo profissional”, completa Paula.

Com uma duração de 10 semestres, o curso alia teoria, prática e estágio, preparando os estudantes para uma ampla gama de possibilidades profissionais. 

Graduação Multi

A virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi aconteceu há dois anos. O método inovador de ensino oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os discentes são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações da sociedade civil. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

Oportunidade de garantir a vaga na sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro. Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Recomendados para você

Projeto de Extensão da Unesc capacitará empreendedores

Projeto de Extensão da Unesc capacitará empreendedores

Iniciativa é dos professores Volmar Madeira e Ricardo Pieri, e visa promover o crescimento empresarial e o desenvolvimento pessoal em parceria com as associações de moradores de Criciúma.

Professor da Unesc participa de missão humanitária no Líbano

Professor da Unesc participa de missão humanitária no Líbano

O médico já esteve, em fevereiro, atendendo refugiados sírios e, em julho, pretende ir para o Quênia.

Iniciadas as inscrições para a bolsa Uniedu

Iniciadas as inscrições para a bolsa Uniedu

Interessados podem acessar o site da Unesc ou tirar dúvidas na Centac.