Unesc protocola pedido de revisão de nota insatisfatória atribuída ao curso de Medicina da Universidade

Solicitação foi feita na tarde desta quinta-feira ao Inep.

Por Tcharlles Fernandes

A Unesc protocolou, na tarde desta quinta-feira (24), um pedido de revisão junto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A Universidade busca o reexame da nota 2 obtido pelo curso de Medicina. Segundo informações obtidas pelo portal, a Universidade apresentou provas de um erro no preenchimento do regime de trabalho dos professores, o que impactou na nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Em consulta ao sistema do Inep, a reportagem apurou que a nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de Medicina da Unesc foi 3, e o Índice Geral de Cursos (IGC) da Universidade garantiu nota 4, sendo a máxima 5.

Procurada pelo portal, a Universidade optou por não se manifestar sobre o processo de revisão da nota, mas reafirmou o compromisso com a excelência acadêmica. 

A instituição esclareceu ainda que o curso de Medicina possui nota máxima do MEC, conceito 5, além de uma das melhores estruturas do país e da América Latina. As Clínicas Integradas de Saúde e o Laboratório de Realidade Mista, inédito no Brasil, são um exemplo.

Relembre o caso

O curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), obteve nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). A avaliação, referente ao ano de 2023, é considerada insatisfatória pelo MEC. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Dos 309 cursos de Medicina avaliados em todo o país, apenas seis alcançaram a nota máxima, que é 5.

A avaliação leva em consideração fatores como a performance dos acadêmicos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e informações sobre o corpo docente e infraestrutura da faculdade.

Diante da nota baixa, a Universidade está sujeita a medidas de correção previstas pelo Inep.

Recomendados para você

Setembro Amarelo: trabalhador brasileiro quer mais cuidados com saúde mental e bem-estar, segundo pesquisa

Setembro Amarelo: trabalhador brasileiro quer mais cuidados com saúde mental e bem-estar, segundo pesquisa

Em Criciúma, psicóloga e empreendedora cria ferramenta inovadora para a prevenção em saúde em espaços públicos e corporativos.

Colégio Dehon de Braço do Norte passa por ampliação e ganha novos ambientes

Colégio Dehon de Braço do Norte passa por ampliação e ganha novos ambientes

Instituição localizada no Complexo Educacional da Weber Cidades Inteligentes contará com aproximadamente 2,5 mil metros quadrados.

Professor da Unesc faz parte de grupo global que definirá diretrizes de segurança do Metaverso

Professor da Unesc faz parte de grupo global que definirá diretrizes de segurança do Metaverso

Gustavo Borges é o único da América Latina a compor equipe consultiva de especialistas, no Fórum Econômico Mundial.