Em encontro, Unesc e Amrec fortalecem parceria para impulsionar turismo e crescimento econômico da região

Reunião entre reitora em exercício e presidente da associação define estratégias para colocar em prática o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico.

Por Tcharlles Fernandes

A manhã desta quinta-feira (12/6) foi marcada por diálogo, planejamento e alinhamento de ações para o futuro da Região Carbonífera. A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, reuniu-se com o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, para avançar na implementação de dois eixos essenciais do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec: o turismo e o crescimento econômico.

Elaborado pela Universidade, o planejamento tem como objetivo pensar a região de forma integrada, ao explorar o seu potencial de crescimento e valorização por meio do Integratur, uma metodologia combinada com uma plataforma que reúne diversas soluções voltadas ao fortalecimento do turismo regional.

Gisele reforçou o compromisso da Unesc com o projeto e enfatizou a importância de a Amrec liderar uma agenda propositiva. “Vamos construir uma agenda de trabalho e engajar todos para que estejam na mesma sintonia. É fundamental focar nas prioridades e nas pautas que realmente são urgentes para os municípios”, afirmou.

A reitora em exercício também ressaltou a localização estratégica da Amrec, considerada um grande diferencial a ser explorado com inteligência. “A BR-101 atravessa a região, que está entre a Serra e o Mar. É o momento de pensar estrategicamente e colocar o plano em prática”, disse.

O encontro contou ainda com a presença da equipe da Unesc, que reforçou o compromisso da instituição com a busca por soluções conjuntas para o desenvolvimento do território. “Nossa região é rica em belezas naturais e precisamos começar pela base, organizando nossas cidades. Atrair pessoas para conhecer, permanecer e investir é essencial. Muitos veem isso como custo, mas é, na verdade, um investimento”, salientou o presidente da Amrec.

O Plano

O encontro representou mais um passo na consolidação do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec, cuja missão é transformar o potencial da região em realidade, conectando os municípios por meio de estratégias integradas e sustentáveis. A versão atualizada do projeto foi apresentada aos prefeitos em abril deste ano.

Construído em um processo democrático e colaborativo, que mobilizou mais de dois mil participantes, o plano projeta a visão de futuro da Região Carbonífera até 2030, com foco em qualidade de vida, sustentabilidade, internacionalização e capacidade contínua de reinvenção, baseada na cooperação regional.

Ao todo, dez projetos estruturantes compõem o documento estratégico, organizando e norteando o desenvolvimento da região: Turismo Integrado; Mobilidade Regional Integrada; Inovação e Sociedade do Conhecimento; Sustentabilidade Ambiental e Uso Consciente dos Recursos Naturais; Desenvolvimento Socioeconômico Regional; Educação para o Desenvolvimento Humano Regional; Inclusão Social e Qualidade de Vida; Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Territorial Sustentável; Cultura, Patrimônio e Identidade Regional; além de Saúde Integral e Bem-Estar Regional

Recomendados para você

Unesc recebe nota máxima do MEC

Unesc recebe nota máxima do MEC

Conquista comprova excelência da Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina.

Fotógrafo do Museu de Zoologia da Unesc registra pássaro raro no Parque das Nações

Fotógrafo do Museu de Zoologia da Unesc registra pássaro raro no Parque das Nações

Trabalho de Arlindo Pizzolo atraiu diversos fotógrafos para o local.

Gerido pela Unesc, Centro de Inovação Criciúma será inaugurado nesta sexta-feira

Gerido pela Unesc, Centro de Inovação Criciúma será inaugurado nesta sexta-feira

A partir do dia 26 de abril, Criciúma e o Sul do estado passam a integrar a Rede Catarinense...