Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Jair Bolsonaro será o 38º presidente do Brasil.

Por Tcharlles Fernandes

Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil neste domingo, dia 28. Bolsonaro é um militar da reserva,, filiado ao Partido Social Liberal (PSL). É deputado federal desde 1991, atualmente em seu sétimo mandato, eleito pelo Partido Progressista (PP).Seu irmão Renato Bolsonaro e três de seus filhos também são políticos: Carlos Bolsonaro (vereador do Rio de Janeiro pelo PSC), Flávio Bolsonaro (deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PSL e comandante da legenda no estado) e Eduardo Bolsonaro (deputado federal de São Paulo também pelo PSL).

Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977 e serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro. Tornou-se conhecido do público em 1986, quando escreveu um artigo para a revista Veja criticando salários de oficiais militares. Por causa disso foi preso por quinze dias, mesmo tendo recebido cartas de apoio de colegas do exército. Foi absolvido dois anos depois.

Bolsonaro ingressou na reserva em 1988, com o posto de capitão, para concorrer à Câmara Municipal do Rio de Janeiro naquele ano. Foi eleito vereador pelo Partido Democrata Cristão, partido que seria extinto em 1993. Em 1990, candidatou-se a deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Foi o candidato mais votado, com apoio de 6% do eleitorado fluminense (464 mil votos), sendo reeleito por seis vezes. Durante seus 27 anos na Câmara dos Deputados, ficou conhecido por conta de suas visões políticas populistas e de direita.

Bolsonaro anunciou sua pré-candidatura à Presidência do Brasil em março de 2016 pelo Partido Social Cristão. Em janeiro de 2018, no entanto, anunciou sua filiação ao Partido Social Liberal (PSL), o nono partido político de sua carreira desde que foi eleito vereador em 1988. Sua campanha presidencial foi lançada em agosto de 2018, com o general aposentado Hamilton Mourão como seu vice na chapa. Ele se apresenta como defensor dos valores familiares. Em 7 de outubro, Bolsonaro ficou em primeiro lugar no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, com o candidato Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), em segundo. 

Recomendados para você

Eleitores só podem ser presos em casos especiais a partir desta terça-feira

Eleitores só podem ser presos em casos especiais a partir desta terça-feira

A orientação está na legislação e prevista no calendário eleitoral.

Delegado Ulisses Gabriel mostra força durante lançamento oficial de sua campanha

Delegado Ulisses Gabriel mostra força durante lançamento oficial de sua campanha

Natural de Turvo, Ulisses Gabriel é pela primeira vez candidato ao cargo de Deputado Estadual por Santa Catarina.

Ministério Público impugna 749 candidaturas com base na Ficha Limpa

Ministério Público impugna 749 candidaturas com base na Ficha Limpa

Balanço divulgado nesta terça-feira mostra tentativa de barrar 2,6 mil candidatos, no total.