PRF inicia Operação Finados 2018

O feriado de Finados é marcado por deslocamentos de distâncias variadas e por rotas pulverizadas em todas as regiões do estado, quando pessoas vão homenagear entes queridos que já se foram.

Por Redação

A Polícia Rodoviária Federal inicia nesta quinta-feira, dia1º, a Operação Finados 2018, que termina às 23h59 de domingo, dia 4. O feriado de Finados é marcado por deslocamentos de distâncias variadas e por rotas pulverizadas em todas as regiões do estado, quando pessoas vão homenagear entes queridos que já se foram.

Na sexta-feira, dia 2, haverá grande concentração de veículos e pedestres próximo aos cemitérios, muitos deles localizados às margens das rodovias federais:
BR-101 – Km 200, Barreiros (São José), Km 230, Enseada do Brito (Palhoça), Km 437 (Sombrio), Km 450 (Santa Rosa do Sul)
BR-116 – Km 222 (Correia Pinto)
BR-280 – Km 186 (Mafra)
BR-282 – Km 221, Parque da Saudade (Lages)
BR-470 – KM 50, Salto do Norte (Blumenau)

Entre as ações planejadas pela PRF para o feriado, está a concentração da fiscalização nestes trechos próximos a cemitérios e também em locais e horários de maior incidência de acidentes e crimes, de acordo com estatísticas do órgão.

Além de agentes de grupos especiais, como do Grupo de Motociclismo Regional (GMR) e do Núcleo de Operações Especiais (NOE), a fiscalização receberá o reforço de policiais que estão no momento atuando em áreas administrativas. O objetivo é evitar condutas que aumentem o risco de acidentes graves e vítimas, como uso do celular pelo motorista, ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança (capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças).

Em 2017 o feriado de Finados caiu em uma quinta-feira, portanto houve um dia a mais de operação. Já no feriadão mais recente de 2018 com a mesma duração de quatro dias, o de Nossa Senhora Aparecida, a PRF registrou 108 acidentes, nos quais 140 pessoas se feriram e cinco morreram.

A PRF recomenda paciência ao motorista, principalmente na saída do feriadão, quinta-feira entre 14 e 22 horas, e no retorno, domingo entre 16 e 22 horas. A maioria dos acidentes são registrados geralmente no último dia da operação, data de retorno, quando o fluxo de veículos chega a dobrar em relação ao um dia normal.

Recomendados para você

Traficante é preso no Centro de Criciúma

Traficante é preso no Centro de Criciúma

A ocorrência está em andamento.

Bandido fica em estado grave após colidir veículo furtado durante tentativa de fuga da PM em Criciúma

Bandido fica em estado grave após colidir veículo furtado durante tentativa de fuga da PM em Criciúma

A ocorrência está em andamento.

Trabalhador é esfaqueado durante assalto no bairro Santo Antônio

Trabalhador é esfaqueado durante assalto no bairro Santo Antônio

A ocorrência está em andamento.