Soldado da PM de Criciúma, mesmo de folga, invade apartamento em chamas e salva vida de idosa no Centro

A história de mais um ato de bravura em Criciúma.

Por Tcharlles Fernandes

Dentro do meio policial, que passei a conviver em meados de 2015, quando ainda cursava a 4ª fase da faculdade de Direito e tinha contato com muitos soldados da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, aprendi um lema usado por eles: "servir e proteger, mesmo com o risco da própria vida". 

Ao longo dos anos, vi que esse lema é colocado em prática diariamente pelos nobres policiais. Pois bem, aconteceu outra vez. Mais um policial militar arriscou sua vida para salvar a vida de um desconhecido. Todas as ocorrências assim merecem destaque, mas algumas são históricas, parece "coisa de filme", como diz minha futura esposa. 

Na madrugada deste sábado, dia 15, um apartamento localizado na rua Dr. José de Patta, na região central de Criciúma, foi atingido por um incêndio. De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, quando a guarnição chegou no local, "o pior já tinha passado", todos os moradores do prédio estavam em segurança e a moradora do apartamento, uma idosa de 76 anos que estava na janela gritando e pedindo ajuda, estava sendo acalmada por um policial militar de folga.

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, a visibilidade no momento do incêndio era muito baixa, dificultando o trabalho dos socorristas. A idosa só foi encontrada cerca de três minutos após a entrada dos bombeiros no imóvel. Em segurança, a vítima foi encaminhada consciente para o Hospital São José. Aproximadamente 100 litros de água foram utilizados para controlar o fogo e até o momento é desconhecido o que gerou o incêndio no local. 

Quando eu disse que o "pior já tinha passado" no momento em que a guarnição dos bombeiros chegou no local, estava me referindo à ação heróica do Soldado da Polícia Militar Fernando de Melo Rosso, o Soldado Melo da Rocam. Mesmo de folga, o soldado não hesitou e cumpriu com sua missão de "servir e proteger, mesmo com o risco da própria vida."

O soldado não mediu esforços e auxiliou no salvamento de muitas pessoas. Em conversa com a nossa reportagem o Soldado Melo disse que faria tudo outra vez, sem pensar duas vezes. 

Eu estava na cama quando ouvi uma mulher pedindo socorro. Rapidamente fui até a sacada do meu apartamento e vi uma idosa na janela de um prédio vizinho. Vi muita fumaça saindo pelas janelas do apartamento que aquela senhora estava. Imediatamente liguei para o Corpo de Bombeiros e corri para o local. Na hora que cheguei no prédio em que o apartamento estava pegando fogo havia um morador no "hall", pedi pra ele me levar até o apartamento e sair. Alguns moradores ja estavam se mobilizando pra tentar ajudar, eu ajudei eles a se organizarem para sair do edifício e comecei a combater o fogo. Quando abri o apartamento as chamas eram em um sofá logo na entrada. Foquei em tentar extinguir as chamas pra que o incêndio não se tornasse pior. O apartamento estava com muita fumaça e nesse primeiro momento não consegui chegar até o quarto que a idosa se encontrava. Para evitar que o fogo se alastrasse ainda mais, me dediquei ao combate do incêndio até a chegada do Corpo de Bombeiros, impedindo que o fogo chegasse ao quarto da idosa. Quando os socorristas chegaram, indiquei pra eles onde ainda havia chamas e o local que a idosa se encontrava no apartamento. Felizmente a idosa foi salva e tudo deu certo", relata emocionado o Soldado Melo.

O soldado, que ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina em 2013, conta que todos os dias em algum lugar do Brasil, um policial salva a vida de alguém e ele fica feliz em poder ajudar. 

Recomendados para você

Após quatro meses parados, concurso de oficiais da PM-SC é retomado

Após quatro meses parados, concurso de oficiais da PM-SC é retomado

O processo estava parado desde janeiro deste ano por recomendação do Ministério Público (MPSC).

Defensoria busca prisão domiciliar com tornozeleira para mais de 500 presos em SC

Defensoria busca prisão domiciliar com tornozeleira para mais de 500 presos em SC

Pedidos partiram de uma força-tarefa nas unidades prisionais do Estado e ainda dependem de decisões judiciais

Diretor de penitenciária de Chapecó é exonerado após mulher ser flagrada dirigindo viatura sem CNH

Diretor de penitenciária de Chapecó é exonerado após mulher ser flagrada dirigindo viatura sem CNH

Ele vai voltar a atuar como agente prisional. Caso ocorreu em Joaçaba, no Oeste catarinense.