A Box Tecnologia, empresa especializada em segurança de dados e gestão de nuvem, foi alvo de um ataque cibernético na madrugada de quarta-feira (9). Com sede em Criciúma, a empresa presta serviço em tecnologia para mais de 300 outras empresas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Devido ao ataque, ao menos três empresas de grande porte de Criciúma tiveram seus sites e sistemas invadidos por hackers. Inicialmente, o prejuízo ocasionado pelos criminosos pode ser superior a R$ 4 milhões.
Conforme a polícia, com a obtenção dos dados obtidos através do crime, os bandidos estão chantageando as empresas, exigindo pagamentos em criptomoedas para não divulgarem dados sigilosos de clientes e informações internas das organizações.
Peritos especializados em crimes cibernéticos estão atuando para identificar os responsáveis. Contudo, os especialistas explicam que a rastreabilidade dos ataques é dificultada pelo uso de camadas de anonimato e servidores hospedados fora do país.
A empresa, por meio de nota, se manifestou e confirmou o ataque. Conforme o comunicado, até o momento, somente 35% do ambiente operacional foi restaurado. Leia.