GR-9 é destaque em Criciúma: grupo policial lidera prisões e apreensões na cidade

Os policiais da GR-9 são divididos em três equipes compostas por três agentes em cada guarnição.

Por Tcharlles Fernandes


A Polícia Militar (PM) de Criciúma se tornou referência em Santa Catarina com a implementação da Guarnição Reforçada (GR-9). O grupo operacional, atualmente, é composto por nove soldados, divididos em três guarnições com três policiais em cada equipe. Gabaritados, com alto nível técnico, os policiais integrantes da GR-9 vem a cada serviço transformando Criciúma em uma cidade mais segura de se viver.

Fundado em abril de 2018, o grupo apresenta excelentes números no combate ao crime ao longo dos anos. Em 2020, por exemplo, os registros oficiais mostram que através da GR-9 cerca de 286kg de drogas diversas foram apreendidas. Também há registro de 380 prisões por diferentes tipos de crimes e o cumprimento de 95 mandados de prisão. Ao todo, 24 armas de fogo foram apreendidas e 18 veículos furtados/roubados foram recuperados.

Conforme o comandante da 3ª Companhia do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Capitão Daniel Comerllato, os números são reflexo de muito trabalho. “Os resultados positivos são construídos através de vários fatores, porém, a motivação é um dos principais aspectos para números tão bons. Atualmente, vemos os policiais motivados. Os policiais motivados, efetuam mais prisões e apreensões, o que impacta diretamente na redução dos índices criminais.”, explica.

Até 19 de abril do corrente ano, o grupo já prendeu 89 pessoas pelos mais variados tipos de crimes em todo município de Criciúma. Além disso, 8 veículos furtados/roubados foram recuperados e 44kg de drogas entre maconha, crack e cocaína foram aprendidos. Destaca-se também a morte de um assaltante em confronto com o grupo.

Para o comandante do 9° BPM, Tenente-coronel Sandi Sartor, os números positivos fazem com que os policiais sejam bem vistos pela comunidade. “Os resultados da GR-9 são frutos da abnegação de todos os policiais militares do 9° BPM que sempre buscam com a prevenção ou repressão qualificada proporcionar uma melhor segurança”, finaliza.

Recomendados para você

Bandidos armados rendem vítima que transitava no Renascer para buscar lanche na Próspera

Bandidos armados rendem vítima que transitava no Renascer para buscar lanche na Próspera

A vítima passa bem.

Segurança de conveniência é esfaqueado diversas vezes no Centro de Criciúma

Segurança de conveniência é esfaqueado diversas vezes no Centro de Criciúma

Os criminosos fugiriam e não foram presos até o momento.

Residências e comércios são atingidos por temporal em Criciúma

Residências e comércios são atingidos por temporal em Criciúma

O Corpo de Bombeiros ainda atende as ocorrências.