Mesmo fazendo um ótimo trabalho, Comandante da GR-9 será substituído em Criciúma

O fato foi divulgado essa tarde.

Por Tcharlles Fernandes

Criciúma está há mais de cinco meses sem registrar nenhum homicídio. O último caso ocorreu em dezembro de 2020. Jamais na história do 9° Batalhão de Polícia Militar (9°BPM) em mais de 25 anos de existência, números semelhantes foram alcançados. Além disso, crimes como furto e roubo diminuíram drasticamente na cidade. Em contrapartida, as apreensões de armas, drogas e pessoas procuradas pela Justiça há tempos não se via na cidade com tanta frequência.

Os bons números se da por uma nova fase que a Polícia Militar de Criciúma vem passando. Além da assunção de comando do Tenente-coronel Sandi Sartor, existe uma figura por trás desses números que é pouco conhecida.

Trata-se do Capitão Daniel Comerlatto, comandante da 3ª Companhia (3ªCIA) do 9°BPM. Daniel está à frente da 3ªCIA desde fevereiro de 2020 e de lá pra cá muita coisa mudou. O Oficial é responsável por todas as guarnições convencionais de Criciúma, incluindo Rádio Patrulhas (RPs), Guarnição Reforçada (GR-9) e o Policiamento Comunitário.

À frente da Companhia, o Oficial mudou radicalmente a forma de se trabalhar em Criciúma. Daniel passou a estar mais presente com os polícias subordinados, buscando melhores condições de serviço para tropa e procurando dar mais liberdade para os policiais trabalharem de uma maneira que não se sintam pressionados por números.

A GR-9, por exemplo, sob o comando do Capitão Daniel, se tornou referência em Criciúma e Santa Catarina. A guarnição é responsável pelas maiores prisões e apreensões nos últimos meses na cidade.

Essa semana, Daniel foi comunicado pelo Coronel Evandro de Andrade Fraga, comandante da 6ª Região de Polícia Militar (6ªRPM), que não permanecerá mais à frente da 3ªCIA e que muito provavelmente poderá ser transferido para uma cidade longe de Criciúma.

O motivo da transferência e a perda do comando da 3ªCIA, de acordo com algumas informações internas, se da pelo fato do Capitão ter sido flagrado em uma gravação telefônica com um familiar dizendo que seu antigo comandante direto, Tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, investigado pelo Ministério Público por suposto crime de improbidade administrativa, era chato pra C******.

Confirmado a mudança, o que pode acontecer a qualquer momento, os números positivos devem diminuir. Vários policiais procuraram nossa reportagem e já deixaram claro que sem a supervisão do Capitão Daniel, não se sentirão livres para trabalhar e que adotarão uma postura diferente da que vem sendo tomada.

“O Capitão é um pai para nós. Sempre nos tratou muito bem e deu toda assistência necessária para podemos desempenhar um bom serviço junto à comunidade. Estão retirando ele porque ele se destaca demais, creio eu. É muito triste saber que um Oficial tão competente está sendo tratado dessa maneira”, relata um policial militar.

Fonte: CLN - Criciúma Ligada na Notícia

Recomendados para você

Polícia Militar descobre desmanche no bairro Demboski em Criciúma; sete bandidos foram presos

Polícia Militar descobre desmanche no bairro Demboski em Criciúma; sete bandidos foram presos

A ocorrência está em andamento.

Jovem trabalhador morre ao cair de telhado de empresa em Içara

Jovem trabalhador morre ao cair de telhado de empresa em Içara

A vítima morreu no local.

Bandido fica gravemente ferido após tentar fugir da PM em Criciúma

Bandido fica gravemente ferido após tentar fugir da PM em Criciúma

A ocorrência está em andamento.