Frio como nunca visto antes em SC; saiba como se proteger

Sensação térmica pode chegar a -20 graus.

Por Tcharlles Fernandes

Com base na temperatura mínima prevista (entre -1ºC e -8ºC) e as rajadas de vento (entre 70km/h e 95 km/h) que são projetadas no decorrer da quinta e sexta-feira (29 e 30 de julho), é esperado sensação térmica extremamente baixa e prejudicial para quem for encarar o frio em determinados pontos da serra catarinense e gaúcha. A sensação térmica pode variar entre -15ºC e -20ºC.

Com sensação térmica tão baixa, o corpo humano não consegue disputar e acaba perdendo muito calor interno, causando a hipotermia, ou seja, a redução drástica da temperatura do corpo. A temperatura interna do organismo varia entre 35ºC e 37ºC. Até os 28ºC, o organismo sofre com alteração do nível de consciência e tremores. Abaixo disso, há grandes chances de arritmia e parada cardiáca. Com a temperatura baixa, vento forte e sensação térmica beirando os -20ºC, a pele pode congelar, tendo sensação de formigamento e/ou entumecida. Os lugares mais afetados são os dedos do pés, das mãos, a ponta do nariz, os lóbulos das orelhas ou as bochechas. Os nervos, vasos sangüíneos e outras células ficam congelados temporariamente pela exposição ao frio. A velocidade de congelamento só irá depender da temperatura e a velocidade do vento. Se você estiver com a pele molhada, o grau de congelamento é muito pior.

DICAS: Sentiu formigamento ou acredita que congelou? evite passar neve na área congelada ou fazer massagem, ambos podem causar sérios danos aos tecidos que estão descongelando. Não tente voltar a esquentar a zona com calor seco, como lâmpada ou aquecedor elétrico, porque a pele congelada queima-se facilmente.

O principal tratamento para o congelamento é voltar a esquentar a região rapidamente com calor úmido. Coloque a parte congelada em água bem morna ou faça uma compressa. A água deve estar entre 40 e 42ºC, mas não tão quente a ponto de queimar. A imersão nesta água deve continuar até que volte a coloração rosada, que é indício de que o sangue está circulando novamente na parte congelada (geralmente de 20 a 30 minutos). Neste momento, o entumecimento deve desaparecer.

Recomendados para você

Empresário é assaltado e mantido refém por assaltantes

Empresário é assaltado e mantido refém por assaltantes

Assaltantes fortemente armados, encapuzados e violentos, renderam a família de um empresário...

Tentativa de homicídio é registrada em Criciúma

Tentativa de homicídio é registrada em Criciúma

Por volta das 21h deste sábado, dia 28, um homem foi alvejado de raspão no pescoço em uma...

Mulher morre em acidente na BR-101

Mulher morre em acidente na BR-101

O trânsito fez mais uma morte na tarde desta sexta-feira, dia 27. Por volta de 13h15min, um...