Bebê de um mês morre engasgada no bairro São Sebastião

A ocorrência foi registrada no início da madrugada.

Por Tcharlles Fernandes

No início da madrugada desta sexta-feira, dia 15, uma tragédia foi registrada no bairro São Sebastião, em Criciúma. Uma bebê de um mês morreu após se engasgar com leite materno.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado por volta da 0h40min, quando a mãe da menina percebeu que sua filha estava respirando com dificuldade. Assim que os médicos chegaram no local, prontamente iniciaram os procedimentos na vítima, que já se encontrava inconsciente.

Com apoio de equipes da Polícia Militar (PM) que também se mobilizaram em busca de salvar a criança, os socorristas se empenharam por mais de 30 minutos para trazer o bebê à consciência, porém o quadro não foi revertido e acabou evoluindo a óbito.

O que fazer em casos de engasgos com bebês?

Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).

Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.

Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.

Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.

Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.

Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

O telefone de emergência para acionar o SAMU – válido para todo o Brasil – é o 192.

Recomendados para você

Bandidos invadem farmácia e fazem vítimas em Criciúma

Bandidos invadem farmácia e fazem vítimas em Criciúma

A ocorrência está em andamento.

Motorista atropela cachorro e foge em Criciúma; cão morreu

Motorista atropela cachorro e foge em Criciúma; cão morreu

A fato foi registrado na manhã desta segunda-feira.

Jovem morre após grave acidente no bairro Verdinho em Criciúma

Jovem morre após grave acidente no bairro Verdinho em Criciúma

A ocorrência está em andamento.