
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (12), a convocação do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Ulisses Gabriel.
A decisão de convocar Ulisses para prestar esclarecimentos se baseia no parecer apresentado pela Procuradoria da Alesc ao pedido de impeachment do delegado, protocolado na semana passada. Além do presidente da Comissão, Jessé Lopes (PL), participaram da sessão os deputados Sargento Lima (PL), Thiago Zilli (MDB) e Fabiano da Luz (PT). A data para que Ulisses compareça à Comissão ainda não foi definida.
Na representação que ensejou a convocação, Ulisses é acusado de usar o cargo para obter vantagens políticas. O documento contém uma série imagens, entre outras informações sobre as supostas práticas ilegais de Gabriel, que é pré-candidato a deputado estadual.
De acordo com a Procuradoria, a robustez das informações no pedido de impedimento faz com que a comissão tenha de analisar os fatos.
Conforme apurado pela reportagem com fontes ligadas à política, um novo pedido de impeachment deve ser protocolado nos próximos dias contra o delegado-geral.