SC deve receber 230 imigrantes venezuelanos nesta quinta-feira

Iniciativa foi de pastor que se responsabilizou por três meses pelo acolhimento do grupo.

Por Redação

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou nesta quarta-feira (10) que 230 venezuelanos chegarão a Santa Catarina na quinta-feira (11). Eles estão em Boa Vista, em Roraima, e um pastor ligado a uma igreja evangélica de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, se responsabilizou pelo acolhimento do grupo.

Segundo o pastor Michel Aboud, o grupo virá em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até Curitiba (PR) e depois será transportado para a cidade de Balneário Camboriú. O MDS informou que chegarão no Paraná por volta das 13h30 e em Santa Catarina às 17h15.

Para viabilizar a vinda dos imigrantes, a entidade entrou em contato diretamente com a Casa Civil da Presidência da República, de acordo com o MDS.

O pastor afirmou que assinou um termo de responsabilização pelo grupo no período de três meses. Ele diz que, com a ajuda de empresários, a igreja reuniu 15 toneladas de alimentos, roupas e alugou moradias.

Trabalho e moradia

Segundo o pastor, os postos de trabalhos que vão ser oferecidos variam de assistente em escritório, pedreiro até doméstica e costureira. Também será cedido um valor em dinheiro, não divulgada a quantia, para os grupos de venezuelanos.

Ainda de acordo com o Aboud, os imigrantes vão ficar em casas, compartilhadas com duas a quatro famílias, e quitinetes. Os locais foram inspecionados pela Secretaria Estadual de Assistência Social e MDS.

Outras cidades

Além de Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Itapema, Camboriú e Florianópolis, locais onde também há sede da igreja, devem receber de uma a duas famílias cada para acolhimento.

A Secretaria de Assistência Social diz que o procedimento é legal, já que não há como impedir o direito de ir e vir, e que não houve negociação com o estado. O procedimento é de responsabilidade do pastor, disse.

Há dois meses, Aboud foi a Roraima e começou os trâmites legais para a chegada do grupo. Segundo ele, os documentos e vacinas nacionais já foram concedidos aos venezuelanos.

Ao todo, serão abrigadas cerca de 500 pessoas no estado. A igreja ainda disponibilizou casais que serão tutores dos imigrantes, acompanhando nas tarefas diárias. Os demais imigrantes devem chegar em Santa Catarina a partir de novembro.

Acolhimento

Conforme o MDS, existem três possibilidades para o acolhimento dos venezuelanos:

1 – Municipal

Manifestação por parte do município de quer recebê-los. A partir deste gesto, o município e o governo federal negociam os serviços que serão oferecidos, na área de assistência social, e a transferência de recursos para executá-los. Essa transferência ocorre sempre via Fundo Nacional de Assistência Social para o Fundo Municipal de Assistência Social.

2 – Entidades e ACNUR 

A entidade da sociedade civil manifesta interesse em acolher os venezuelanos e faz parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Neste caso, não é feito acordo com o ministério do Desenvolvimento Social para a transferência de recursos.


3 – Entidades e Casa Civil

A entidade da sociedade civil manifesta interesse em acolher os venezuelanos e entra diretamente em contato com a Casa Civil da Presidência da República. Para a efetivação deste acordo é assinado um termo de responsabilidade elaborado pelo órgão governamental e aceito pela entidade da sociedade civil.

Fonte: G1

Recomendados para você

Assalto no Rio Maina movimenta a PM

Assalto no Rio Maina movimenta a PM

Qualquer informação que ajude a polícia deve ser repassada via 190.

Bandidos sequestram vítimas e roubam carro próximo à Unesc

Bandidos sequestram vítimas e roubam carro próximo à Unesc

Apesar do susto, as vítimas passam bem.

Mulher é roubada, agredida e torturada por bandidos na Quarta Linha

Mulher é roubada, agredida e torturada por bandidos na Quarta Linha

Por causa dos ferimentos, a vítima precisou ser encaminhada ao Hospital da Unimed.