Ciclone perde força, mas ainda exige atenção em Santa Catarina

A previsão é de que ocorram ventos de 50 a 80 km/h em áreas da região Sul, Litoral e Vale do Itajaí entre sábado e a madrugada de domingo.

Por Redação

O alerta para a formação de um ciclone no litoral catarinense divulgado pela Epagri/Ciram na última quarta-feira, 24, deixou muita gente preocupada. Nesta sexta-feira, 26, a previsão climática indica que o sistema meteorológico perdeu força, mas ainda demanda atenção da população.

Se antes a previsão era de que os ventos pudessem chegar a 100 km/h, agora, de acordo com o meteorologista da NSC Leandro Puchalski, a previsão é de que ocorram ventos de 50 a 80 km/h em áreas da região Sul, Litoral e Vale do Itajaí entre sábado e a madrugada de domingo. Pontualmente, em pouco locais, o vento pode passar dessa velocidade.

O mar vai ficar agitado, com ondas próximas dos 2 a 3 metros em praias de mar aberto. Por conta disso e dos ventos  não se aconselha navegação durante todo o fim de semana. Há grandes possibilidades de ressaca no mar.

Ciclones extratropicais

Os ciclones extratropicais que atingem a região Sul do país levam esse nome porque estão abaixo do Trópico de Capricórnio, uma linha geográfica imaginária localizada ao sul da Linha do Equador, que passa pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Por conta das diferentes incidências de radiação solar em cada local, essa linha geográfica delimita a separação entre os climas tropicais e temperados.

Recomendados para você

Transporte público retorna na próxima segunda-feira em Criciúma

Transporte público retorna na próxima segunda-feira em Criciúma

A medida foi anunciada há instantes

Mais de 230 motoristas flagrados ultrapassando em local proibido no final de semana

Mais de 230 motoristas flagrados ultrapassando em local proibido no final de semana

Número de infrações foram registradas somente nas rodovias federais catarinenses

Fique por dentro da maior Feira de Food Service da América Latina - Fispal

Fique por dentro da maior Feira de Food Service da América Latina - Fispal

Se você possui um restaurante ou um bar, é indispensável acompanhar a feira Fispal ou, pelo menos, ficar por dentro de tudo que acontece nesse importante evento.