Sindicato dos ceramistas continua em greve em Criciúma

Desde sábado (20), os ceramistas de Criciúma estão em greve. Após a rodada de...

Por Redação

Desde sábado (20), os ceramistas de Criciúma estão em greve. Após a rodada de negociação mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre ceramistas e sindicato patronal não ter apresentado resultados definitivos, os trabalhadores da indústria cerâmica decidiram pela greve. O impasse se arrasta há semanas, e as partes envolvidas não chegaram a acordo nenhum até o momento.

Até o momento, o sindicato dos trabalhadores aponta que a proposta patronal não traz aumento real de salários, reduz o adicional noturno de 30% para 20% e as horas extras em feriados de 100% para 50% para novos contratados e cria condições de contratos diferentes, entre funcionários que exercem a mesma função. Além disso, a proposta patronal previa a diminuição do abono de férias de R$ 1.220,00 para R$ 600,00  estendendo-o aos não sócios. Os trabalhadores querem manter a convenção de 2020 e aumento real de 3%.

o presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica de Criciúma e Região (Sindiceram), Otmar Josef Muller, explica que neste sábado o sindicato patronal realizou uma terceira proposta aos trabalhadores, cedendo em alguns pontos. "Foi recusada, mais uma vez, não havendo movimentos do lado laboral na busca de acordo", destaca.

Segundo Muller, há uma cláusula que tem sido o ponto de travamento no acordo: o pagamento de um abono de férias exclusivo aos filiados do sindicato laboral. "As empresas se dispõem a manter este abono, mas para todos os funcionários. Da forma como é, só para os que pagam mensalidade ao sindicato laborao, hoje nas grandes empresas é entendido como incorreto. Configura financiamento sindical indireto, segundo a OIT. Por isso, infringe as regras de governança corporativa das organizações maiores, que são hoje os controladores das maiores empresas da região", destaca.

Muller citou, ainda, a mediação realizada pelo TRT, que não propiciou avanços na negociação. "Hoje pela manhã apresentamos nossa proposta final, não aceita pelos dirigentes sindicais, nem se dispondo a levá-la para votação em assembleias", afirma.

Segundo o presidente, caso as ameaças de greve persistam, o TRT deve novamente ser acionado pelo patronal. "Esperamos que não ocorram atos de violência que impeçam nossos trabalhadores de acessar seus postos de trabalho. Temos certeza que a grande maioria deles está satisfeita com suas condições de trabalho e lhes agrada ainda esta última proposta das empresas", conclui Muller.

Na noite desta quarta-feira (24), os ceramistas em greve estiverem em frente a cerâmica Portinari, no bairro Quarta Linha. Os grevistas não queriam deixar que trabalhador nenhum entrasse na empresa, porém em negociação com a Polícia Militar a situação foi resolvida. Um diretor da cerâmica chegou ser agredido antes da chegada da PM no local. 

Recomendados para você

Em andamento: assaltantes armados rendem vítima e roubam caminhonete em Criciúma

Em andamento: assaltantes armados rendem vítima e roubam caminhonete em Criciúma

Uma Pajero TR4 preta (EQC-0662) foi roubada. Qualquer informação que ajude a polícia deve ser repassada via 190.

Cardápio digital por QR Code é sucesso entre bares e restaurantes

Cardápio digital por QR Code é sucesso entre bares e restaurantes

A época dos cardápios de papel ou plástico ficou para trás com a pandemia. O jeito mais moderno e seguro de acessar um cardápio é por meio da tecnologia do cardápio digital.

Aquaplanagem provoca acidente na descida do Morro da Bananeira

Aquaplanagem provoca acidente na descida do Morro da Bananeira

A vítima passa bem.