Inovação: Criciúma terá o bairro mais moderno do Brasil

A apresentação do projeto foi feita na tarde desta quarta-feira (26).

Por Tcharlles Fernandes

Os participantes do almoço-debate com o design Hans Donner, promovido pela Lide-SC nesta semana, foram surpreendidos com a apresentação do Cidade Inteligente Criciúma, o mais novo empreendimento imobiliário da Weber na cidade carbonífera.

Ainda em fase de concepção, o bairro planejado é projetado para ser o mais moderno do país e, além de desenvolver o conceito de smart cities, o novo empreendimento criará um novo corredor viário para encurtar distância e mudar, para melhor, a mobilidade de Criciúma.

O Cidade Inteligente impactará pelo menos 100 mil pessoas ainda na primeira fase, que versa justamente sobre a criação do novo anel viário, entre o Rio Maina e a Primeira Linha.

“Trabalhamos nesta ideia há sete anos para realmente criar algo inovador e disruptivo. Queremos colocar Criciúma no mapa das Smart Cities não apenas no Brasil, mas no mundo”, anuncia o CEO da Weber Empreendimentos e líder da vertical Smart City do Lide SC, Fernando Weber.

Mais do que um projeto pioneiro no Brasil, o empreendimento tem como objetivo desenvolver Criciúma a partir dos três pilares centrais que norteiam o conceito de Smart City: inovação, qualidade de vida e tecnologia.

O pré-projeto apresentado nesta semana pincela um pouco do que se pretende em Criciúma. Os espaços integrados mesclam arquitetura e design para privilegiar a mobilidade, a sustentabilidade, o contato com a natureza e o uso da tecnologia como forma de gerar mais qualidade de vida.

Surpreso com o projeto, o design Hans Donner, que participou do pré-lançamento do Cidade Inteligente Criciúma, comparou os contornos criados pelo arquiteto Jeferson Aléssio aos grandes empreendimentos feitos na Europa e Ásia.

“Honestamente estou surpreso com o projeto da Weber. Ver que alguém aqui pensa grande é absolutamente extraordinário. O caminho é este, definitivamente. Aarquitetura, hoje, precisa de toques de design, porque é isso que as pessoas buscam. E cidade inteligente também é isso: magia para os olhos e facilidades para o dia a dia”, parabeniza Hans Donner. 


O Cidade Inteligente Criciúma foi concebido como um centro de inovação, no qual as pessoas poderão viver, trabalhar, estudar, ter acesso a serviços, comércios e lazer.

O setor imobiliário, por exemplo, será composto por quatro partes, por exemplo: um loteamento aberto, um condomínio fechado de alto padrão, espaço para verticalização e um espaço para moradias transitórias e hotéis para atender empresários, visitantes, professores e outros públicos que estão a negócios na cidade.

A construção de um mega supermercado, da rede Althoff Supermercados, instalação de universidade, posto de combustíveis e uma praça de serviços e de comércio diferente de tudo o que existe no país também integram o audacioso projeto.

“O projeto é feito para privilegiar o pedestre. Todos os prédios e demais equipamentos terão garagens e pequenas vias subterrâneas, para que as pessoas cheguem de carro, mas circulem sem a preocupação com o trânsito”, antecipa Fernando.

Todo o bairro planejado também terá circuito de videomonitoramento e recursos ambientais como captação da água da chuva.

Inicialmente, o planejamento da Weber Empreendimentos é apresentar o projeto completo do Cidade Inteligente Criciúma no segundo semestre deste ano e iniciar as primeiras obras a partir de 2022.

Recomendados para você

Polícia Militar de Criciúma prende assaltantes após roubo em Içara

Polícia Militar de Criciúma prende assaltantes após roubo em Içara

A prisão aconteceu pouco tempo depois do roubo.

Em Laguna: bandido furta carro funerário com corpo dentro

Em Laguna: bandido furta carro funerário com corpo dentro

A Polícia Militar foi acionada e já faz buscas.

Comandante da PM de Criciúma diz que usou dinheiro repassado pela prefeitura para comprar medalhas

Comandante da PM de Criciúma diz que usou dinheiro repassado pela prefeitura para comprar medalhas

O convênio prevê um repasse mensal de R$ 35 mil para PM.