Quem é o bilionário de Criciúma por trás do encontro com ministro do STF, governador e deputados no Rincão

Até o momento, oficialmente, o governador Jorginho Mello não se manifestou sobre o assunto.

Por Redação
Jorginho Mello e Ricardo Faria

O ministro Dias Tofolli, do Supremo Tribunal Federal (STF), esteve no Balneário Rincão nessa sexta-feira (26) em um almoço que reuniu políticos e empresários da região sul do estado. Entre os presentes, destaca-se o governador Jorginho Mello (PL), o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) Júlio Garcia (PSD) e os deputados federais Daniel Freitas (PL) e Carlos Chiodini (MDB). 

O almoço aconteceu na casa do empresário Ricardo Castellar de Faria, conhecido como “Rei do Ovo”. 

Faria, de 50 anos, aparece na 21ª posição dos mais ricos do Brasil, com um patrimônio estimado em R$ 17,45 bilhões. O empresário é o fundador do Grupo Granja Faria, hoje a maior produtora de ovos comerciais, ovos férteis e pintinhos de um dia do Brasil.

Natural do Rio de Janeiro, Faria se mudou ainda criança para Criciúma, depois que seu pai, o médico Américo Faria, foi transferido para prestar atendimento às vítimas da enchente de 1974 que atingiu a região sul de Santa Catarina. 

A vocação para o agronegócio surgiu aos 15 anos, durante um intercâmbio na Califórnia (EUA). Impressionado com o tamanho e a eficiência da agricultura americana, decidiu trocar a intenção inicial de cursar medicina pela agronomia. Formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, ainda na reta final da graduação fundou sua primeira empresa, a Lavebras, especializada na higienização de têxteis e locação de uniformes. O negócio foi vendido em 2017.

A Granja Faria nasceu em 2006, na cidade de Lauro Müller e rapidamente se transformou em líder nacional na produção de ovos. A empresa emprega atualmente 2,7 mil funcionários, distribuídos em 34 unidades espalhadas por dez estados, entre eles Goiás, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

A produção é de cerca de 16 milhões de ovos por dia, além de pintinhos e ovos férteis. O alcance da empresa ultrapassa as fronteiras brasileiras. A Granja Faria exporta para 17 países, incluindo mercados exigentes como Alemanha e África do Sul.

Faria, ao lado de André Esteves e Lula 

Política 

Conhecido carinhosamente como Tata, o empresário matem proximidade com as principais lideranças políticas do país, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos). 

Em 2023, Faria viajou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Arábia Saudita, onde fez parte da comitiva do governo brasileiro juntamente com outros empresários. 

Além de Faria, na ocasião também estava o empresário André Esteves, dono da maior banco de investimentos da América Latina, atuando como uma plataforma financeira completa para pessoas físicas, empresas e investidores institucionais. 

Esteves é apontado como a principal fonte por trás das matérias publicadas pela jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, que acusam o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de interferir em favor do Banco Master junto ao Banco Central.

Atualmente, o caso do Banco Master, que causou fraudes superiores a R$ 12 bilhões, tem o ministro Dias Tofolli como relator no STF.

Recomendados para você

Fique por dentro da maior Feira de Food Service da América Latina - Fispal

Fique por dentro da maior Feira de Food Service da América Latina - Fispal

Se você possui um restaurante ou um bar, é indispensável acompanhar a feira Fispal ou, pelo menos, ficar por dentro de tudo que acontece nesse importante evento.

Ciclone perde força, mas ainda exige atenção em Santa Catarina

Ciclone perde força, mas ainda exige atenção em Santa Catarina

A previsão é de que ocorram ventos de 50 a 80 km/h em áreas da região Sul, Litoral e Vale do Itajaí entre sábado e a madrugada de domingo.

Oktoberfest deve receber cerca de 600 mil visitantes a partir desta quarta-feira

Oktoberfest deve receber cerca de 600 mil visitantes a partir desta quarta-feira

Na véspera do início, trabalhadores correm para deixar tudo pronto no Parque Vila Germânica, palco da 35ª edição da festa, que segue até o dia 21 em Blumenau.