O tempo de espera para atendimento no Alô Saúde de Forquilhinha foi reduzido em quase 90% após a implantação de um novo sistema de agendamento. A mudança passou a valer desde segunda-feira (26) e reorganizou os atendimentos por horário e por Unidade Básica de Saúde (UBS), trazendo mais agilidade e eficiência ao serviço.
Antes da implantação do novo modelo, os pacientes aguardavam, em média, 2 horas e 30 minutos para serem atendidos. Com a nova metodologia, o tempo médio de espera caiu para apenas 17 minutos, o que representa uma redução de 88,7% na fila.

A alteração no sistema foi adotada após Cléu Cavassini assumir a Secretaria Municipal de Saúde e, segundo a pasta, já apresenta resultados expressivos na melhoria do atendimento à população. A reorganização permitiu maior controle da demanda, melhor gestão do fluxo interno e um atendimento mais resolutivo e humanizado.
Além da mudança no agendamento, a gestão municipal trabalha paralelamente no recrutamento de novos profissionais para reforçar a equipe do Alô Saúde e reduzir ainda mais o tempo de espera. Também estão em andamento ações para ampliar o número de vagas de atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as medidas integram um conjunto de ações da nova gestão com o objetivo de qualificar os serviços e colocar o cidadão no centro das decisões. “Afinal, quem precisa de saúde não pode esperar”, destaca.