Criciúma terá prédio de 30 andares voltado para saúde

Hospital São José e parceiros vão erguer empreendimento de 30 andares e 115 metros de altura em Criciúma.

Por Redação

Criciúma sustenta até hoje o posto de cidade sede do prédio mais alto de toda a região. Inaugurado em 1981 e muito ousado para a época, o Edifício Lúcio Cavaler, localizado na Rua Cecília Darós Casagrande, no Centro, mantém até os dias atuais o recorde do alto dos seus aproximadamente 105 metros.

Esse feito, porém, está com os dias contados. Inicia em janeiro, segundo as projeções dos responsáveis, a construção do Santa Vita Saúde Center. Prometendo ser o maior empreendimento de saúde do Sul do Brasil, o prédio será também o mais alto da região, com 30 andares e 115 metros de altura. Ele foi apresentado aos jornalistas também no evento de ontem.

“O Lúcio Cavaler, como é residencial, tem os apartamentos com uma altura média de 2,8 metros. Já as nossas salas terão o pé direito mais alto, em torno de 3,5 e 4 metros, por isso o Santa Vita acaba sendo mais alto”, explica um dos sócios responsáveis pelo empreendimento, Edilando de Moraes.

O terreno de 8,6 mil metros quadrados, que abrigará a construção, fica ao lado do São José, onde hoje funciona um estacionamento e é de propriedade do hospital. Há anos, a direção já tinha a intenção de desenvolver um projeto nesses moldes para o local, mas não conseguia colocar em prática.

Agora, com o investimento particular, o hospital entrará com o terreno e os empresários injetarão os recursos para a construção e viabilização do negócio. “O hospital não teria como tirar dos seus recursos para investir num projeto desses. Então, nós fizemos um contrato, ficamos cinco anos em negociação e desenvolvemos um projeto que dê sustentação ao hospital também”, afirma Moraes.

“Inclusive, o prédio terá duas passarelas de ligação com o hospital. Uma exclusiva para médicos e pacientes e outra para o público em geral”, complementa.

As empresas que encabeçam o negócio são a N&M Gestão Imobiliária, a Engenharia Castanhel, a FTG Fomento Comercial, a QI Construções e Incorporadora, a G3 Participações e a Célia Alimentos. O projeto arquitetônico é de André Sartor Arquitetos e o Hospital São José entra com uma coparticipação.

1,6 mil vagas a mais

No estacionamento que hoje é utilizado pelo hospital são disponibilizadas 300 vagas. Com a construção do Santa Vita Saúde Center, o número crescerá para 1,9 mil. “Nós temos em volta do São José 12 prédios de saúde, mas só um deles tem estacionamento e, ainda assim, não há vagas suficientes para que todos os clientes estacionem seus carros ali. Por isso, o nosso empreendimento vai também resolver esse problema”, comenta Moraes.

Dos seus 30 andares, nove serão apenas de estacionamento. “Das 1,9 mil vagas, 1,2 mil serão exclusivas para o estacionamento rotativo. As outras serão para as salas e para ambulâncias e outros veículos”, completa.

A previsão é de que os andares que abrigarão as garagens já estejam prontos em dois anos. “Como nós vamos utilizar o espaço onde hoje funciona o estacionamento, queremos entregar essa parte primeiro e o mais rápido possível para que as pessoas já comecem a utilizar o edifício-garagem”, afirma Moraes.

Shopping da saúde

A intenção dos idealizadores é de que o Santa Vita Saúde Center atraia o público não só pelo seu tamanho, mas principalmente pelos serviços que oferecerá. Para isso, ele contará com capacidade para 600 módulos privativos para consultórios e clínicas, distribuídos em 18 andares; dois andares de mall, que compreendem o térreo e um mezanino, e também um andar com auditório para 350 pessoas e 20 salas modulares para reuniões.

Terá, ainda, mais de 15 elevadores, heliponto e uma praça aberta ao público, com árvores e um chafariz.

Fonte: Jornal A Tribuna

Recomendados para você

SC é o segundo Estado do país que mais criou vagas de emprego em outubro

SC é o segundo Estado do país que mais criou vagas de emprego em outubro

Santa Catarina terminou outubro como o Estado com o segundo maior saldo positivo de vagas de...

Thayni Librelato é a primeira mulher a assumir presidência da ACIO

Thayni Librelato é a primeira mulher a assumir presidência da ACIO

No comando da Associação Empresarial de Orleans, Thayni quer incentivar o empreendedorismo e maior participação feminina em cargos executivos nas empresas da região.

Como se aposentar aos 30 anos com US$ 1 milhão no banco

Como se aposentar aos 30 anos com US$ 1 milhão no banco

A chamada geração do milênio adotou o movimento de independência financeira e aposentadoria antecipada.