Reitora da Unesc, Luciane Ceretta, é nomeada para o Conselho Nacional de Educação

Decreto com a lista dos novos conselheiros, foi publicado nesta semana.

Por Tcharlles Fernandes

Entusiasta e defensora da educação superior, a reitora da Unesc, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, passa a integrar a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta semana. Atualmente, Luciane é conselheira Estadual de Educação e assumirá a presidência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) no dia 1º de dezembro.

“Recebo com satisfação a nomeação para representar o nosso estado de Santa Catarina na Câmara de Educação Superior do CNE. É um privilégio ter a oportunidade de contribuir com a educação superior de nosso país, representando as universidades comunitárias. Estou certa, também, dos significativos aprendizados que me serão possíveis obter  junto a este qualificado fórum que delibera sobre a educação no Brasil. Buscarei representar com dedicação e compromisso as pautas do setor que considero o mais importante para a transformação do nosso país: a educação. Agradeço ainda a confiança e reconhecimento do nosso trabalho”, salienta a reitora.

O Conselho Nacional de Educação, órgão colegiado integrante do Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de colaborar na formulação da Política Nacional de Educação e exercer atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro da Educação. O órgão é dividido em Câmara de Educação Básica e Câmara de Educação Superior, a qual Luciane Ceretta passa a fazer parte.

“Nós ficamos orgulhosos por ver a Luciane Ceretta, a nossa reitora da Unesc, ser nomeada para o Conselho Nacional. Para as instituições comunitárias e para a Acafe é uma satisfação tê-la neste órgão tão importante que define as políticas e diretrizes para a formação da educação superior e básica do nosso país”, destaca o atual membro do Conselho Nacional e presidente da Acafe, reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, que será colega de Luciane Ceretta no Conselho Nacional.

Integrante do Conselho Estadual

Desde julho, a reitora da maior Universidade Comunitária do Sul Catarinense também ocupa uma das cadeiras do Conselho Estadual de Educação (CEE), onde permanecerá pelos próximos seis anos. 

O grupo tem como atribuições subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Plano Estadual de Educação; propor e aprovar medidas que garantam a qualidade do ensino; sugerir alterações das leis que regem o Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina; e opinar sobre o plano anual de novas oportunidades educacionais da rede estadual de educação.

Próxima presidente da Acafe

Em dezembro deste ano, Luciane Bisognin Ceretta também irá tomar posse na presidência da Acafe no lugar do Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon. O cargo de vice-presidente será ocupado pelo reitor da Uniplac, Kaio Amarante.

“Participar da presidência da Acafe é grandioso, pois a defesa das nossas universidades comunitárias é uma pauta que assumo desde longa data. Suceder o reitor Aristides Cimadon será um desafio. Aprendemos muito com ele, cotidianamente. Ter ao lado o reitor Kaio, da nossa Uniplac, será também um privilégio. Nos dedicaremos para que essas frentes sejam feitas com empenho e competência. Sou focada e determinada e o trabalho na defesa de pautas coletivas é o meu propósito. Não me cansa, me sustenta e me motiva muito”, enfatiza.

Para o atual presidente, Aristides Cimadon, a Acafe estará em boas mãos. “Temos a certeza que a capacidade e dedicação de Luciane Ceretta permitiram que a educação superior em Santa Catarina ganhe muito em qualidade e desenvolvimento”, afirma

Recomendados para você

Unesc está entre as melhores universidades da América Latina

Unesc está entre as melhores universidades da América Latina

Ranking que aponta o resultado é da revista inglesa Times Higher Education com base em rigorosos indicadores de desempenho.

Escola bilíngue abre 25 vagas para professores em Criciúma

Escola bilíngue abre 25 vagas para professores em Criciúma

Primeira unidade da Lumiar em Santa Catarina será construída na Cidade Inteligente Criciúma e inicia as atividades letivas em fevereiro de 2023.

Por que optar em fazer graduação na área da saúde na Unesc?

Por que optar em fazer graduação na área da saúde na Unesc?

Universidade conta com atrativos cursos e espaços modernos para os graduandos.