Ação conjunta entrega cobertores e agasalhos para moradores de rua em Criciúma

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba, são realizadas de dez a 15 abordagens por noite.

Por Redação

O frio e as baixas temperaturas chegaram à região carbonífera e por esse motivo a Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma realizaram uma operação conjunta na última quarta-feira, dia 3.

Os profissionais abordaram 25 moradores de rua que estavam em vários pontos do município.

A ação teve como objetivo entregar cobertores e agasalhos e também orientá-los a irem à Casa de Passagem São José.

O ponto de partida foi na Praça Nereu Ramos, seguindo para os bairros Tereza Cristina, Paraíso, Santa Augusta, Santo Antônio, Boa Vista, Pinheirinho e São Francisco.

De acordo com o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Paulo Cesar Bitencourt, nenhuma pessoa em situação de rua quis seguir para a Casa de Passagem.

“Nós entregamos cobertores e passamos algumas orientações, apenas duas pessoas mostraram interesse, mas logo desistiram; Durante à noite eles são mais receosos, mas depois eles acabam passando pela Casa de Passagem”, explica.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba, são realizadas de dez a 15 abordagens por noite.

“Tem dia que abordamos mais de 20 pessoas; Sabemos que os moradores de rua são bem complicados; Nós os orientamos e tentamos incentivá-los para aceitarem o nosso pedido de ajuda”, afirma.

O secretário também afirma que o poder público trata a todos com dignidade, possibilitando que possam sair da situação de rua e viver com suas famílias.

“Hoje, temos aproximadamente 100 pessoas vivendo em situação de rua em Criciúma, porém esse número pode mudar todos os dias; Eles estão sempre em movimento, não tem como contabilizar exatamente, mas fixos em Criciúma temos em torno de 25”, informa.

Centro Pop e Casa de Passagem.

No Centro Pop, os moradores de rua podem passar o dia.

No local pode ser adquirido novos documentos, além de auxílio para reencontrar parentes, reatar vínculos e são fornecidos lanches e kits de higiene.

Já na Casa de Passagem, as pessoas em situação de rua podem ficar por até três meses. O espaço tem capacidade para atender 50 pessoas.

A ação teve o apoio da Cruz Vermelha, Casa de Passagem São José, Centro Pop, 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma (BPM) e do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde.

Ação entrega agasalhos em São Joaquim.

Uma força-tarefa também foi realizada no último sábado, dia 29, em São Joaquim, na Serra Catarinense.

A iniciativa entregou mais de 45 mil peças de roupas, três mil calçados e 285 cobertores, roupas de cama e roupas íntimas para nove mil pessoas, beneficiando mais de 2,5 mil famílias.

A força-tarefa teve parceria com a equipe Multi-Institucional, formada pela Cruz Vermelha, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Policia Militar Rodoviária Estadual, Defesa Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina, Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Bombeiro Comunitário/Civil, Departamento de Administração Prisional (Deap), Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, Secretaria Municipal de Saúde e 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

Fonte: Hulha Negra

Recomendados para você

Carga de cigarros contrabandeados é apreendida em Criciúma

Carga de cigarros contrabandeados é apreendida em Criciúma

A Polícia Militar fez uma grande apreensão, na tarde desta sexta-feira, dia 15, em Criciúma....

Criminosos são presos pela Polícia Civil

Criminosos são presos pela Polícia Civil

Na tarde desta quinta-feira, dia 7, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma deu...

Alerta: Se você encontrar uma garrafa no pneu do seu carro, você pode estar em perigo

Alerta: Se você encontrar uma garrafa no pneu do seu carro, você pode estar em perigo

Um novo golpe está sendo aplicado em grande parte do Brasil. Tudo começa com uma garrafa sendo...