Abuso de autoridade: PMSC não revela mais nomes e fotos de presos

Para não infringir a nova lei federal, a corporação não vai mais identificar criminosos e suspeitos nem mesmo pelas iniciais.

Por Tcharlles Fernandes

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) não vai divulgar mais nomes e imagens de presos. Nem mesmo iniciais ou fotos sem mostrar rosto, de costas ou só com parte do corpo dos acusados. Essa é uma das primeiras mudanças geradas em SC pela Lei de Abuso de Autoridade. A nova legislação entrou em vigor na sexta-feira (03/01/2020).

A corporação vinha reduzindo a divulgação dessas informações há algum tempo, mas agora colocou fim à prática. A PMSC prepara cursos e material para esclarecer as dúvidas aos policiais diante das novas regras. A polícia diz não fazer juízo de valor sobre a legislação. “O trabalho segue o mesmo e não será diferente com a Lei de Abuso de Autoridade”, afirmou a instituição.

Segundo a PMSC, a nova legislação exige mudanças no tratamento das informações. De acordo com o artigo 13 da lei, autoridades não podem constranger o preso ou detento ao exibi-lo à “curiosidade pública”, total ou parcialmente. Nesse caso, a pena é de um a quatro anos de prisão.

Recomendados para você

Veículo é tomado de assalto em Criciúma

Veículo é tomado de assalto em Criciúma

No início da noite desta segunda-feira, dia 5, um veículo foi tomado de assalto no bairro...

Após tentar pegar arma de policial, criminoso é alvejado

Após tentar pegar arma de policial, criminoso é alvejado

No final da manhã desta segunda-feira, dia 5, um criminoso foi alvejado ao tentar agredir e...

Menores envolvidos em assalto são presos em Criciúma

Menores envolvidos em assalto são presos em Criciúma

No início da madrugada deste sábado, pouco depois da meia-noite, a Polícia Militar prendeu...