Abuso de autoridade: PMSC não revela mais nomes e fotos de presos

Para não infringir a nova lei federal, a corporação não vai mais identificar criminosos e suspeitos nem mesmo pelas iniciais.

Por Tcharlles Fernandes

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) não vai divulgar mais nomes e imagens de presos. Nem mesmo iniciais ou fotos sem mostrar rosto, de costas ou só com parte do corpo dos acusados. Essa é uma das primeiras mudanças geradas em SC pela Lei de Abuso de Autoridade. A nova legislação entrou em vigor na sexta-feira (03/01/2020).

A corporação vinha reduzindo a divulgação dessas informações há algum tempo, mas agora colocou fim à prática. A PMSC prepara cursos e material para esclarecer as dúvidas aos policiais diante das novas regras. A polícia diz não fazer juízo de valor sobre a legislação. “O trabalho segue o mesmo e não será diferente com a Lei de Abuso de Autoridade”, afirmou a instituição.

Segundo a PMSC, a nova legislação exige mudanças no tratamento das informações. De acordo com o artigo 13 da lei, autoridades não podem constranger o preso ou detento ao exibi-lo à “curiosidade pública”, total ou parcialmente. Nesse caso, a pena é de um a quatro anos de prisão.

Recomendados para você

Assaltante armado rende vítima que chegava em lanchonete e rouba veículo em Criciúma

Assaltante armado rende vítima que chegava em lanchonete e rouba veículo em Criciúma

Nova semana, novos roubos de veículos em Criciúma. Mais um assalto foi registrado na cidade,...

Pela terceira vez nesta noite, mais um veículo é roubado em Criciúma

Pela terceira vez nesta noite, mais um veículo é roubado em Criciúma

A noite vem sendo movimentada na área policial em Criciúma. Há poucos instantes, no bairro...

Bandidos jogam pedras em veículos que transitam na Via Rápida

Bandidos jogam pedras em veículos que transitam na Via Rápida

A Polícia Militar deve reforçar o policiamento na Via Rápida para combater a ação de...