Moradores em situação de rua dizem que foram trazidos para Criciúma pela Assistência Social de Tubarão

O caso deve ser apurado.

Por Tcharlles Fernandes

O Portal Melhores Publicações percorreu, na madrugada desta sexta-feira, dia 26, parte da Avenida Centenário, entre os bairros Pinheirinho e Santo Antônio. 

Segundo comerciantes ouvidos pela nossa reportagem ao longo do dia, devido ao fluxo intenso de moradores em situação de rua nas adjacências do bairro Pinheirinho, as vendas estão sendo prejudicadas, já que os consumidores muitas vezes estão sendo abordados de forma agressiva durante as compras. Além dos lojistas, diversos moradores não aguentam mais a onda de furtos e roubos registrados nas imediações.

Há seis meses, a aposentada Maria de Lurdes da Silva, de 81 anos, foi jogada no chão próximo à Havan (apenas referência), depois de ter a bolsa levada por um morador de rua. Depois do ocorrido, por conta do medo, a aposentada ficou sem andar pelo local.

Às 6h30min da manhã, quando sai para caminhar, me jogaram no chão. Nunca mais fui. Está um perigo e dá medo, contou.

José Gonçalves, morador do bairro Santo Antônio há 29 anos, confirma que a cada dia o número de moradores de rua é maior.  

O bairro em si é calmo, mas quanto à segurança não nos sentimos seguros com mendigos e usuários de drogas diariamente nos abordando. Sabemos que muitos deles são criminosos, diz.

Moradores em situação de rua dizem que foram trazidos para Criciúma de outro município 

Durante parte das gravações, próximo ao Fórum da Justiça Federal, oito moradores de rua foram encontrados deitados embaixo de uma marquise. Em conversa com a nossa reportagem, três homens confessaram ser dependentes químicos, informando que praticam pequenos furtos na cidade para sustentar o vício. Além disso, os homens informaram também que possuem diversas passagens pela polícia e que já foram presos inúmeras vezes, mas sempre acabam voltando para as ruas e continuam no submundo do crime. 

Os entrevistados contaram ainda que foram levados (por homens em uma van) para Tubarão na quarta-feira, dia 23, mas que a Assistência Social do município vizinho teria abordado eles lá e trazidos eles de volta para Criciúma nesta quinta-feira, dia 24.

Recomendados para você

OAB pede interdição do presídio Santa Augusta; bandidos podem ficar soltos por falta de espaço na cadeia

OAB pede interdição do presídio Santa Augusta; bandidos podem ficar soltos por falta de espaço na cadeia

O pedido foi realizado na tarde desta segunda-feira.

Bandidos espancam vítima e roubam veículo em Criciúma

Bandidos espancam vítima e roubam veículo em Criciúma

A ocorrência está em andamento.

Acidente entre viatura policial e carro forte é registrado em Criciúma

Acidente entre viatura policial e carro forte é registrado em Criciúma

A ocorrência está em andamento.