Testemunhas afirmam que policiais não agrediram homem que morreu em Içara; jovem teria sido agredido no Rio Grande do Sul

O caso está sendo investigado. A provável causa da morte seria uma infecção pulmonar.

Por Tcharlles Fernandes
MC JV, de 25 anos. 

Na manhã desta quarta-feira, dia 10, repercutiu em toda região sul de Santa Catarina a morte de Jhonathan Marques Votri, de 25 anos. Conhecido como MC JV, o homem morreu por volta das 3h da madrugada de hoje no Hospital São Donato (HSD), em Içara.

Após ter a morte confirmada, passou a circular nas redes sociais um vídeo que mostra Jhonatan aguardando atendimento médico, já no interior do nosocômio.

Isso aí é imprudência de policial usando farda, policial corrupto. Meu primeiro tá no hospital, ruim, ruim. Ninguém sabe o que ele tem. Olha o rosto dele ali, diz a pessoa que gravou o vídeo.

Logo após a repercussão do vídeo, surgiram novas imagens. Nelas, o próprio MC revela que teria apanhado durante uma abordagem realizada por policiais militares.

Acabei de levar uma abordagem da viatura. Fui reclamar e levei um soco na cara. Eu estou gravando esse vídeo porque vou lá na corregedoria. Mais uma vez, eu vindo da padaria, comprei um refri e estava indo para casa. Estou de saco cheio já, disse Jhonathan.

Em uma publicação realizada pelo perfil legenddieoficial no Instagram, diversas pessoas cobram por justiça, pedindo que os policiais que supostamente teriam agredido o MC fossem punidos.

Local da abordagem. 

Testemunhas negam acusações

O Portal Melhores Publicações, durante a tarde, esteve em busca de informações sobre o caso e conversou com testemunhas. No local da suposta abordagem truculenta ao MC, na Avenida Procópio, no Centro de Içara, a nossa reportagem conversou com ao menos duas testemunhas que presenciaram o caso. Uma delas, figura pública, afirmou que não houve agressão por parte dos policiais.

Meus amigos e eu estávamos em casa na sexta-feira, dia 5, fazendo um churrasco. Eu moro aqui próximo à Construtora Baldissera (apenas referência), próximo de onde ocorreu a abordagem. Era por volta das 23h50min, quando vimos a polícia abordar o jovem. No momento que vimos a ação, paramos o que estávamos fazendo e começamos a olhar os policiais. Não houve agressão em momento algum. Os policiais fizeram tudo certinho. Assim que eu fiquei sabendo que os militares estavam sendo acusados, eu procurei o batalhão para dizer o que eu vi", disse uma testemunha.

Imagem do MC logo após a abordagem policial sem hematomas mostra que ele não foi agredido. 

Em contato com enfermeiras do hospital São Donato, a nossa reportagem foi informada que Jhonatan deu entrada no pronto-socorro apenas ontem, cerca de quatro dia após a abordagem.

No vídeo gravado por Jhonatan, logo após a abordagem policial, não é possível ver marcas de agressões em seu corpo. As marcas apareceram apenas no vídeo gravado no interior do hospital, no sábado.

Conforme apurado pelo portal Melhores Publicações, as agressões ocorreram durante uma gravação musical realizada no Rio Grande do Sul.

Para apurar o caso, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado pelo Comando do 29° Batalhão de Polícia Militar de Içara. Procurado, até o momento o Comandante da unidade, Tenente-coronel Eduardo Moreno, não se manifestou sobre o caso.

Jhonatan possuía passagens pela polícia. A publicação no perfil legendeddieoficial foi editada e, o autor da publicação, disse que tomou conhecimento que as lesões que resultaram na morte do MC não foram provocadas pelos policiais.

Recomendados para você

Bandidos armados invadem Nações Shopping em Criciúma; joalheira foi assaltada

Bandidos armados invadem Nações Shopping em Criciúma; joalheira foi assaltada

A ocorrência está em andamento.

Bandidos invadem casa de empresário no Pio Corrêa; carro e joias foram roubados

Bandidos invadem casa de empresário no Pio Corrêa; carro e joias foram roubados

A PM faz buscas.

Bandido responsável por diversos roubos é preso pela PM em Criciúma

Bandido responsável por diversos roubos é preso pela PM em Criciúma

A ocorrência está em andamento.